SEM GLÚTEN, SEM LACTOSE
Na Nutrição é sempre assim: a cada hora, uma moda.
Às vezes a gordura é ruim, às vezes não.
Uma hora o ovo é vilão, em outra, mocinho.
A moda dos alimentos que podem ou não ser consumidos muda constantemente.
O que não sai de cena nunca é a necessidade de incluir mais frutas, legumes e verduras, grãos integrais e carnes magras, sempre.
Atualmente, as perguntas mais comuns são: lactose é ruim? Glúten faz mal?
Primeiramente devemos nos lembrar que algumas pessoas têm intolerância à lactose ou alergia ao glúten.
Na intolerância à lactose, há a deficiência no organismo em produzir a lactase, enzima que faz digestão da lactose, por isso, quando estas pessoas consomem leite ou derivados há presença de dor e distensão abdominal e diarréia.
Já na alergia ao glúten, há um processo inflamatório desencadeado pela presença deste componente da farinha de trigo, centeio e cevada que provoca muita dor e, também, diarréia.
Nestes dois casos há necessidade da exclusão dos alimentos que contém lactose (leite e derivados) ou glúten (farinha de trigo derivados, como pães e massas).
Contudo, algumas pesquisas apontam que, mesmo quem não tem intolerância ou alergia a estes componentes, pode sofrer alguns desconfortos após a ingestão dos alimentos que os contém, como coriza, irritação nos olhos, caspas, enxaqueca, desconforto abdominal, entre outros.
Outras pesquisas apontam que o excesso do consumo dos alimentos que contém glúten, como pães e massas, pode prejudicar a absorção intestinal de nutrientes e pode causar alguns distúrbios.
Vários sintomas podem ser tratados com uma alimentação adequada.
Por isso, antes de fazer qualquer mudança aleatória em sua alimentação, procure um profissional especializado que irá te indicar o que realmente você precisa.
Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte um nutricionista!