SEM GLÚTEN, SEM LACTOSE

Publicado em 18/06/2016 00:06

Nós sempre procuramos um alvo.
Estamos acostumados a dar o mérito ou a responsabilidade por algo ter acontecido a apenas uma coisa: café da moda emagrece, suco detox é milagroso, arroz engorda, ovo eleva o colesterol, glúten é horrível e lactose não pode.
E na nutrição cada alimento tem seu momento de mocinho e de vilão.
Quer emagrecer? Corte o glúten e a lactose.
Essa é a nova moda.
Bom, existe muito mais do que cortar glúten e lactose.
Primeiro, o glúten não vem “sozinho”, ele está na proteína do trigo da farinha branca de péssima qualidade que comemos hoje. Farinha que não comemos pura, mas sim com gordura vegetal hidrogenada, sal ou açúcar e outros conservantes. Nosso famoso pãozinho ou bolo. Que também vêm acompanhados de mais gordura ou açúcar no recheio e cobertura.
Então, não, não é só o glúten.
Por esse motivo não adianta trocar o pão francês por um produto “sem glúten”, mas cheio de açúcar. Fiquem atentos aos rótulos, existem produtos excelentes, mas também existe muita enganação já que esse mercado consumidor cresceu.
Excesso de farinha faz mal, falta de nutriente faz mal.
Ah, mas então o problema é a lactose, ela “engorda”, diz a nova “regra”.
Então, todo mundo passa a usar os produtos sem lactose.
Primeiro, não existe leite, leite leite mesmo, da vaca, de verdade sem lactose. Não existe vaca que dá leite sem lactose. O que a indústria faz é colocar a enzima lactase dentro da caixa do leite, daí ela transforma a lactose em açúcar. Por isso, o leite fica isento de lactose.
Mas, vamos pensar novamente, antes da lactose. O que em dentro da caixinha de leite?
Leite? Industrializado? Com emulsificante, acidificante, conservante, estabilizante, quantidade padronizada de proteína, ou seja, proteínas adicionadas artificialmente e, talvez outras substâncias que às vezes são descobertas e os jornais noticiam.
Bom, o problema não é só a lactose.
Então, seja você intolerante, com sinais e sintomas de que glúten e lactose te fazem mal, ou não, retirar da sua alimentação ou diminuir o consumo destes alimentos pode ser uma ótima alternativa para melhorar a saúde e conseqüentemente emagrecer, desde que a substituição seja feita de forma adequada.
Pare de modismos. Pare de inventar.
É simples. Comida de verdade.
Aquela que você sabe de onde veio. Isso funciona.

Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte sempre um nutricionista!

Última Edição