SUCO OU FRUTA?
O que é melhor? Comer a fruta ou tomar o suco?
Que as frutas são essenciais e fazem um bem enorme a saúde, todo mundo sabe.
Elas são ricas em fibras que reduzem o colesterol e melhoram o funcionamento intestinal; tem vitaminas antioxidantes que previnem doenças crônicas e o envelhecimento precoce; além disso, têm diversos compostos bioativos que auxiliam na redução do risco de cânceres, obesidade, doenças neurodegenerativas, hipertensão, entre outras. Incluir 3 tipos diferentes de frutas por dia é uma ótima opção.
Porém, como elas precisam ser cortadas, descascadas, lavadas, ou receber algum tratamento antes do consumo, bate aquela preguiça e elas são substituídas por sucos, naturais, de polpa ou industrializados.
Será que esta troca é vantajosa ou benéfica? Nem sempre.
Os sucos naturais, feitos na hora, conservam os nutrientes e podem ser uma ótima opção, principalmente se misturados com algumas folhas. Porém, a desvantagem é que se perde a fibra durante seu processamento, já que eles são coados. Além disso, adiciona-se açúcar, o que o torna mais calórico. Por exemplo, 1 copo de suco de melão com açúcar tem por volta de 81 calorias e 20g de açúcar, já uma fatia grande desta fruta tem apenas 40 calorias e 7 gramas de açúcar.
Já as polpas congeladas, além de não ter tanta fibra, por conta do processamento, perdem alguns nutrientes devido ao processo de congelamento.
Mas, a pior opção na escolha de suco, são os industrializados.
Nem vou falar aqui dos sucos em pó. Não tem valor nutricional nenhum.
Agora, os chamados “néctar de fruta”, aqueles que vêm em caixinhas, contêm apenas 30% da fruta mesmo, o resto é água e, pior, açúcar.
Para se ter uma idéia, a quantidade de açúcar presente em um copo de suco de fruta industrializado é praticamente a mesma quantidade encontrada num copo de refrigerante.
Sem falar que nenhum suco industrializado é isento de conservantes. Eles têm produtos químicos necessários para sua conservação e validade, e corantes, para preservar a cor.
Outro cuidado é observar os “sucos para crianças”. Eles não têm fruta, muitas vezes são bebidas mistas com muitos corantes, conservantes e açúcar.
Portanto, entre a fruta e o suco, escolha a fruta: é mais nutritiva, tem mais fibras, vitaminas e menos açúcar. Porém, você pode “turbinar” seu suco e torná-lo muito nutritivo, tanto quanto a fruta, coando-o menos, não adicionando açúcar e acrescentando verduras e legumes.
Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte um nutricionista!