Ação do deputado Fausto Pinato foi fundamental para a continuidade do funcionamento do Frigorífico
Por Lelo Sampaio e Silva
Conforme divulgado na edição de O Jornal da semana passada, na segunda-feira, 26, através do advogado Pedro Horta, assessor do deputado Celso Russomanno, o deputado federal Fausto Pinato se reuniu, na capital paulista, com representantes da sociedade civil santafessulense para resolver a pendência e anunciar que o Frigorífico JBS não fechará as portas na cidade.
Através desse trabalho realizado por Pinato, que é de Fernandópolis, dezenas de famílias se sentiram aliviadas em Santa Fé do Sul.
Diante da notícia do fechamento de um frigorífico da rede JBS e procurado por algumas autoridades do município, Pinato imediatamente conseguiu agendar a reunião com os representantes do grupo JBS em São Paulo para resolver o assunto.
Na ocasião, Pinato e os demais participantes puderam ouvir o compromisso dos diretores do grupo, Renato Costa, presidente da divisão de carnes; e Marco Bortolon, diretor da divisão de carnes dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, que parte dos 142 funcionários demitidos seriam recontratados e a unidade de Santa Fé voltaria a funcionar normalmente.
Diversos compromissos foram feitos por ambas as partes para evitar uma crise econômica ainda maior no município e também souberam da possibilidade de uma expansão da unidade para os anos de 2016 e 2017.
Para o vereador Fabio dos Reis Vicenzi (Sabão), o trabalho do deputado Fausto Pinato, por meio do também deputado federal Celso Russomanno, foi extremamente importante, destacando a força de vontade em ajudar a região. “Quero externar minha alegria e minha satisfação de ver e poder presenciar naquele momento o trabalho do deputado Fausto Pinato, que se mostrou extremamente competente, trabalhador e preocupado com as questões que afetam nossa cidade”, declarou.
O prefeito de Santa Fé do Sul, Armando Rossafa Garcia, disse que o deputado Celso Russomanno tem um grande apreço pelo deputado Fausto Pinato. “Pude ver que Pinato está bem aparado e com um futuro muito bom. Está no primeiro mandato, mas é um cidadão que sempre militou na política desde quando era assessor de deputados”, disse.
O prefeito ressaltou ainda que o objetivo da reunião foi expor aos líderes do JBS a importância do funcionamento do frigorifico para a economia do município e para centenas de trabalhadores que dali tiram seu sustento.
“Teria um impacto negativo, pois o frigorifico é responsável por 20% dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, que representa cerca de três milhões por ano. E mais grave que isso, seria a demissão desses 650 funcionários. A frente da Administração Municipal, minha obrigação é a de lutar e defender os interesses da nossa população”, argumentou Armando Rossafa.
Segundo o presidente do Sincomércio de Santa Fé, Onório Norio Kobayashi, a atuação do deputado Pinato foi decisiva, pois foi o único que efetivamente conseguiu, através do deputado Celso Russomanno, um contato concreto com a presidência do JBS e agendou a reunião. Isso deixou uma impressão muito positiva em Santa Fé do Sul, principalmente com vereadores, prefeito, Sindicato do Comércio e Associação Comercial, porque a rapidez e a presteza que o deputado, mesmo estando em Brasília, atuou, foi uma coisa que impressionou a todos.
“O fechamento da empresa em Santa Fé seria catastrófico, pois teria um impacto direto no comércio, na Funec e em todos os setores econômicos, gerando inadimplência no município e atraso no pagamento de impostos. Além disso, um dos impactos mais prejudiciais seria a perca de arrecadação tributária, pois a JBS é uma das maiores arrecadadoras de impostos do município”, afirmou Norio Kobayashi.
Para ele, mais importante do que os políticos são as lideranças da sociedade civil participarem. “Isso que me fez tomar a iniciativa e dar condições para reunir cinco deputados, em menos de cinco horas, para apoiar a causa, e, no dia seguinte, conseguir contato com a presidência da JBS nos EUA para poder reverter a situação. Tomando iniciativa pelo Sincomércio e a ACE, conseguimos reunir forças políticas, independentemente de partido, mas, sim, pelo interesse da cidade. Essa é uma das lições mais importantes que temos que aprender”, disse Norio.
Já o jovem deputado se mostrou satisfeito com o resultado da reunião, podendo garantir que muitas famílias de Santa Fé do Sul voltem a respirar aliviadas. “O resultado disso se deu após uma união entre forças e lideranças políticas, sem bandeiras partidárias, onde o foco principal foi resolver uma pendência que pudesse prejudicar a população”, disse.
“Ao ficar sabendo da situação em Santa Fé, rapidamente procurei meios para evitar um mal maior e pude contar com pessoas interessadas em fazer o bem. Busquei no Celso Russomanno ajuda, já que ele é da capital e faz um trabalho de defesa do consumidor. Prontamente colocou sua assessoria, por meio do Pedro Horta, para finalizar a questão. E deu tudo certo. Ouvimos o compromisso de que o frigorífico permanecerá aberto”, concluiu Pinato.
Participaram da reunião o deputado estadual Itamar Borges, o prefeito de Santa Fé do Sul, Armando Rossafa Garcia; a vice-prefeita Elena Rosa; o presidente do Sincomércio, Onório Kobayashi; os vereadores Fabio dos Reis Vicenzi (Sabão) e Alcir Zaina; e o presidente da Funec, Ademir Maschio; além do assessor do deputado federal Celso Russomano, Pedro Horta; e do superintendente estadual do Ministério da Agricultura, Francisco Sérgio Ferreira Jardim.