Ademir Maschio deixa a presidência da Funec para disputar as eleições municipais
Por Lucas Machado
A Funec de Santa Fé já tem seu novo presidente, o advogado Gustavo Goes de Assis, que assumiu o cargo anteontem, dia 2. O ex-presidente Ademir Maschio deixou a presidência no dia 1º, quarta-feira.
Na manhã de anteontem, 2, o prefeito de Santa Fé do Sul, Armando Rossafa, empossou o novo presidente. A posse contou com presença do ex-presidente da Funec, Ademir Maschio; da diretora pedagógica, professora doutora Sâmira Ambar Lins; do diretor executivo da instituição, Aderval Morreti; de membros do Conselho Curador; do presidente da Câmara Municipal, Ortêncio Sobrinho; do vereador Alcir Zaina; dos coordenadores, professores e funcionários da faculdade.
“Em minha administração, eu dei autonomia para o Ademir gerir a Funec e nunca tive problema porque a mesma foi muito bem administrada. Confio no advogado Gustavo, que hoje assume a instituição, para dar continuidade no trabalho que estava sendo feito pelo Ademir”, ressaltou o prefeito Armando Rossafa.
Em entrevista a O Jornal, Ademir Maschio explicou que o afastamento foi por conta do período eleitoral, uma vez que, segundo ele, a Lei o obriga a se afastar quatro meses antes das eleições.
Foi feita uma reunião do conselho curador no dia 31 de maio, terça-feira, ocasião em que foram apresentados três nomes, sendo o do atual diretor executivo da Funec, Aderval Morreti; o do advogado e na época assessor da presidência, Gustavo Goes; e do procurador jurídico da Prefeitura de Santa Fé, Milton Ricardo Batista de Carvalho.
A lista com os três nomes foi enviada ao prefeito Armando Rossafa, que escolheu, na quarta-feira, 1º, o nome do advogado Gustavo para presidir a instituição.
Ademir Maschio contou à reportagem que se sente feliz em ter assumido a Funec em 2013 e que agora deixa a Funec com a sensação de dever cumprido.
“Consegui dar uma cara nova para a Funec, juntamente com a diretora pedagógica, doutora Sâmira, o diretor Aderval, os lideres de setores, professores e funcionários. Conseguimos fazer com que a instituição se tornasse uma equipe, e isso foi importantíssimo. Saio muito feliz, pois tivemos várias conquistas”, relatou ele.
Dentre as conquistas, Ademir destaca o Fies – Financiamento Estudantil –, vários laboratórios, novos cursos como o de Engenharia Agronômica, novos cursos técnicos etc. “Tivemos o pagamento em dia de todos nossos fornecedores e funcionários, pagamos os precatórios da instituição, quitamos o terreno que estava ainda na Justiça, conseguimos reformar a Funec e ampliar os laboratórios de informática, as salas de aula, adquirimos carros novos, e fizemos a evolução funcional dos professores. Eu deixo a Funec em uma boa condição financeira”, disse.
Ele contou também que, até julho, serão pagos 50% do 13º salário de todos os funcionários administrativos e pedagógicos e um terço de férias dos professores.
Foram reformadas, também, as Clínicas de Psicologia, os prédios do campus II e III, adquiridos novos livros e equipamentos de informática, internet sem fio nos corredores, para os professores; e câmeras de segurança em toda a instituição.
“Conseguimos dar uma cara nova para a Funec, graças ao trabalho de equipe, que foi liderado por mim, Aumentamos o numero de alunos, e criamos uma equipe de vestibular, e uma série de coisas”, disse.
Ademir ressaltou que não haverá mudança na gestão administrativa da instituição. “A gestão que está não vai mudar, apenas a presidência. A equipe continua, e eu tenho certeza de que o novo presidente dará continuidade ao nosso trabalho, mesmo porque ele tem a responsabilidade de fechar o ano e com a certeza de ter feito uma ótima gestão”, afirmou.
“Quero agradecer a todos, a imprensa, aos professores, funcionários, ao diretor Aderval e a diretora Sâmira, a todos que participaram da minha gestão, e todos os líderes de setores. Eu só tenho a agradecer ao prefeito Armando, por confiar em mim durante esses três anos e meio frente a presidência da Funec, e a toda a população que sempre me apoiou”, finalizou ele.
O novo presidente
Gustavo Goes de Assis tem 26 anos, é advogado, formado em Direito em 2011 pela Funec e pós-graduado em Direito Público.
Ele contou a reportagem de O Jornal que trabalhou por quatro anos na Prefeitura de Três Fronteiras, aproximadamente quatro anos na Prefeitura de Santa Fé e alguns meses na Prefeitura de Rubineia, sempre no setor de Licitação.
Na Funec, sua jornada começou em junho de 2013, quando foi assessor jurídico da instituição, e posteriormente assessor da Presidência.
“Eu digo sempre que a Funec é uma instituição que não pode parar, pois é um órgão pulsante de Santa Fé e não pode haver nenhum empecilho que barre seu progresso. Vamos fazer um governo de mantença, continuar os bons projetos e iniciativas, sempre focando no progresso e no alavancar do ensino superior de Santa Fé, pois, assim, quem tem a ganhar é a própria cidade”, disse ele.