Advogados fazem alerta a respeito do golpe do falso advogado

Publicado em 3/04/2026 00:04

O chamado “golpe do falso advogado” tem se tornado uma das fraudes mais recorrentes no Brasil e trazido grandes transtornos a advogados e clientes. Nessa prática criminosa, estelionatários utilizam-se de dados reais de processos para se passar por advogados, integrantes de escritórios ou até mesmo por membros do poder judiciário, para entrar em contato com as vítimas por telefone ou aplicativos de mensagens.
Com linguagem técnica e informações aparentemente legítimas, esses criminosos solicitam pagamentos urgentes sob o pretexto de liberação de valores, custas processuais ou honorários, induzindo o cliente ao erro. Há relatos de casos em que os estelionatários conseguiram tomar o controle do dispositivo utilizado pela vítima e fazer pagamentos e transferências.
Os advogados Evandro Teixeira de Souza e Ilson Jose Lopes de Oliveira, da Teixeira & Lopes Advogados Associados, falaram com a reportagem de O Jornal sobre esta questão. Leia a notícia completa na edição impressa. Faça já a sua assinatura e receba o jornal impresso e online. Contato (17) 99619-3232.

Última Edição