Aluno de Santa Fé do Sul recebe medalha de ouro em cerimônia da Obmep em Florianópolis
Da Redação
Na tarde da última segunda-feira (5), 1.089 crianças e adolescentes de todo o país premiados nas duas últimas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), a 16ª e a 17ª edições, se reuniram no município de Florianópolis. O evento marcou a entrega das medalhas de ouro aos estudantes, que não puderem receber anteriormente a honraria devido à pandemia.
E a Estância Turística de Santa Fé do Sul esteve presente nesta grande festa por meio do aluno da Escola Municipal “Professor Benedicto de Lima”, Natan da Silva Prado, do 8º ano, que, na companhia de sua mãe Suelen Karine da Silva Prado e de seu irmão Jonathan Henrique da Silva Prado, foi até Santa Catarina para receber a tão almejada medalha.
De acordo com a diretora Vera Lopes, a escola sempre incentiva os alunos a participar de olimpíadas e concursos. “A Obmep acontece com estudantes de todo o Brasil e é de um grau de dificuldade muito grande. Então, ter em nossa escola um aluno medalhista de ouro é um orgulho para o município e principalmente para nossa escola”, mencionou.
Premiação
Em uma cerimônia marcada pela alegria, os medalhistas subiram ao palco representando seus estados e municípios para receber a sonhada medalha. A solenidade premiou os mais bem colocados das 16ª e 17ª edições, que tiveram mais de 50 mil escolas cada.
Foram 1.150 medalhistas de ouro – 1.089 compareceram. Todos têm direito ao Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e bolsa de R$ 300 mensais do CNPq para alunos de escolas públicas. A dupla comemoração põe em dia o calendário da maior competição científica nacional atrasada devido à pandemia da Covid-19.
Sobre a Onmep
Criada e realizada pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), a competição é promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a Obmep estimula o estudo da Matemática e identifica jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que mais alunos brasileiros acessem material didático de qualidade.