Aluno de Santa Fé ganha medalha de ouro na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Publicado em 22/09/2023 00:09

Da Redação

Na última sexta-feira (15), o estudante santafessulense Natan da Silva Prado, aluno do 8º B da Escola Municipal “Professor Benedicto de Lima”, participou da solenidade de entrega das medalhas da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2022), na qual conquistou medalha de ouro.
O evento aconteceu na cidade de Jales e o aluno foi acompanhado por sua mãe Suelen Prado, pela diretora Vera Mazzaro Lopes; e pela coordenadora Jocilene Cristina da Silva Coelho.
Nesta mesma olimpíada, o aluno Erike Gabriel Bonine também foi medalhista, na conquista da medalha de bronze. Erike atualmente mudou-se de cidade, mas na época da olimpíada também era aluno da Rede Municipal de Santa Fé do Sul e estudava na Escola Municipal “Professora Rosimares Camargo Benitez”.
Maior olimpíada estudantil do país, a Obmep é uma ação exclusivamente cultural e recreativa, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e recursos oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando aos estudantes, o acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades; entre outros.
É importante ressaltar que essa olimpíada é muito concorrida e que a Diretoria de Ensino de Jales, da qual Santa Fé pertence, teve 146 menções honrosas, 19 medalhas de bronze, 3 medalhas de prata e 3 medalhas de ouro.
Além das medalhas, os alunos Natan e Erike, assim como todos os medalhistas ouro, prata e bronze, estão convidados a participarem do Programa de Iniciação Científica (PIC), que lhes permitirão ampliar o conhecimento científico na área, tendo contato com matemática de alto nível e receberão um incentivo financeiro mensal.
Atualmente, três das maiores universidades do país USP, Unicamp e Unesp já destinam vagas olímpicas à medalhistas em competições científicas, com o intuito de atrair os melhores alunos.
“Queremos parabenizar a professora de matemática Paula Taliari e a todos os medalhistas por seus talentos e por suas boas atitudes desejando que continuem a fazer boas escolhas para as suas vidas e que sejam sempre abençoados com a alegria de terem feito o seu melhor”, reforçou a diretora da Escola Benedicto de Lima, Vera Mazzaro Lopes.
O prefeito Evandro Mura aproveitou para destacar a qualidade do ensino das Escolas Municipais de Santa Fé. “Parabéns aos alunos Natan e Erike que se destacaram como medalhistas nessa olimpíada que é destaque nacional. E parabéns aos professores do nosso município que exercem a profissão com excelência. Meu filho Bernardo também estuda na Escola Benedicto porque confiamos na qualidade do ensino e esses resultados são mais uma comprovação que nossa Educação é nota 10”, concluiu Mura.

Última Edição