Alunos de Fisioterapia realizam projetos de extensão com idosos

Publicado em 9/07/2016 00:07

Da redação

4 Alunos de Fisioterapia realizam projetos de extensão com idososCom o objetivo de oferecer ensino superior de excelência, o curso de Fisioterapia da Funec de Santa Fé promoveu, no primeiro semestre deste ano, inúmeras atividades diferenciadas.
Além das disciplinas e estágios curriculares, foram desenvolvidos oito projetos de extensão, sendo três voltados para os idosos. Dentre os projetos, um deles é o atendimento fisioterapêutico para os idosos do Lar Orvalho de Luz, para os idosos frequentadores do Centro-Dia Maturidade e para os residentes no Lar São Vicente de Paulo.
O intuito dos atendimentos foi o de proporcionar qualidade de vida aos idosos, que, devido o envelhecimento, passam a ter deficiências, limitações e dificuldade de adaptação.
O projeto no Lar Orvalho de Luz, que é supervisionado pela professora Alexandra Saraiva Alves, realiza avaliações específicas nos pacientes, desde um desequilíbrio até patologias osteoneuromusculares, promovendo reabilitação específica para cada indivíduo.
Segundo a professora, a relevância e viabilidade do projeto extracurricular contribuem significativamente na formação acadêmica dos estudantes de Fisioterapia e oferece aos idosos uma reabilitação física, além da socialização. “O paciente que vive em uma instituição torna-se cada vez menos independente e sedentário; portanto, cabe aos profissionais da área da Fisioterapia preparar um tratamento adequado para cada paciente, respeitando a idade e o limite de cada um deles”, disse ela.
O projeto no Centro-Dia Maturidade, supervisionado pela professora Ana Paula Gonçalves Ferreira, busca beneficiar especialmente os idosos, favorecendo sua autonomia e independência, pois, muitas vezes, eles permanecem isolados em seus lares, sem assistência adequada.
Já o atendimento no Lar São Vicente de Paulo, também coordenado pela professora Ana Paula, é um projeto pioneiro, em que a Fisioterapia contribui de forma significativa com a melhora da qualidade de vida dos internos, bem como no trabalho cognitivo.
A proposta é a de dar continuidade no atendimento que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, duas vezes na semana, para aqueles que apresentam doenças crônico-degenerativas e/ou disfunções associadas.
Para a diretora pedagógica da Funec, doutora Sâmira Ambar Lins, os projetos são de grande relevância para o desenvolvimento e aprendizado acadêmico, bem como para a melhora da qualidade de vida dos idosos. “Esses três projetos desenvolvidos no primeiro semestre deste ano foram essenciais para a formação dos nossos alunos do curso de Fisioterapia, pois eles vivenciaram uma prática profissional diferenciada, bem como ajudaram na socialização e melhora de vida desses pacientes. É uma via de mão dupla, os alunos ganham com o aprendizado e a população, com o atendimento de qualidade”, finalizou Sâmira.

Última Edição