Amanhã, 58ª edição do Bon Odori de Santa Fé do Sul

Publicado em 23/09/2022 00:09

Por Bárbara Scholl

Depois de dois anos sem ter ocorrido devido à pandemia da Covid-19, acontecerá amanhã (24), às 20h, a 58°edição do Bon Odori, no Clube Nipo Brasileiro da Estância Turística de Santa Fé do Sul.
O evento está sendo realizado pela Associação Cultural e Esportiva de Santa Fé do Sul (Acesfs) – Clube Nipo Brasileiro.
Em entrevista a O Jornal, o presidente da Acesfs, Marcos Antonio Hokazono, disse que o intuito do evento é manter a tradição da cultura japonesa. “O Bon Odori é uma tradição milenar, que simboliza a boa colheita e homenageia os antepassados por meio das danças tradicionais e folclóricas”.
A programação do evento começará às 20h, com a abertura; às 20h15, o desfile dos grupos de danças de todas as associações; às 20h30, início oficial da dança com animação do Conjunto Musical de Danças Folclóricas Japonesas de Santa Fé do Sul; às 22h, intervalo; às 22h30, segunda parte da dança do Bon Odori e às 23h55, o encerramento.
De acordo com ele, participarão do evento diversas delegações japonesas, sendo elas de São José do Rio Preto, Votuporanga, Fernandópolis, Jales, Urânia, Palmeira D’Oeste, Pereira Barreto, Araçatuba e Santa Fé do Sul.
No evento serão vendidas comidas típicas japonesas, como udon, manju, moti, sashimi de tilápia e salmão, hot roll, além de pastel, espeto de carne, cachorro-quente, porções de tilápia e porquinho, bolinho de peixe, churros e trufas e também bebidas, como cervejas, chopp, refrigerantes, suco de laranja e água.
Para o diretor, poder realizar este evento depois de dois anos é um motivo de alegria e, por outro lado, um desafio, devido à escassez de mão de obra. “Diante desse quadro, foi de suma importância o engajamento e comprometimento de toda a diretoria e familiares, além da colaboração da associação e voluntários na organização do evento para a sua realização”.
Marcos Hokazono convida e espera que a população local e da região compareça ao evento, prestigiando e degustando da culinária japonesa. “O Bon Odori é uma das festas mais antiga de toda a região”, disse.
“Somos gratos a administração municipal, aos deputados da região, comerciantes e a população da nossa cidade e região, diretoria, associação e voluntários pela colaboração para a realização do evento”, finalizou Marcos Hokazono.

Última Edição