Amanhã, Dia D de Vacinação contra a Poliomielite

Publicado em 7/06/2024 00:06

Da Redação

Com o intuito de incentivar os moradores a levarem as crianças de 1 até 5 anos para se imunizarem contra a Poliomielite, a Secretaria de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul irá sortear uma bicicleta. O sorteio acontecerá no dia 14 de junho, data em que encerra a campanha, às 17 horas, na Clias (Clínica de Atenção à Saúde).
Para participar do sorteio, basta vacinar a criança e preencher o cupom que está sendo entregue nas salas de vacinação, sendo elas a Clias, localizada na rua 8, nº 440, das 7h30 às 16h30; na ESF 13 de Maio, que fica na Rua 7 de Setembro, nº 792, das 7h30 às 12h e das 14h às 16h30; e na ESF Bela Vista, na rua 33, nº 635, das 7h30 às 12h e das 14h às 16h30. A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite iniciou no dia 27 de maio.
A vacina oral contra a Poliomielite (VOP) é administrada entre as crianças de 1 ano até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Já os bebês de até 11 meses e 29 dias, caso necessário, serão vacinados com a Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP), conforme esquema vacinal do Calendário Estadual de Vacinação.
No dia da vacinação, os pais ou responsáveis precisam apresentar um documento com foto, o documento da criança, caderneta de vacinação e Cartão SUS.
Dia D de Vacinação
E, neste sábado, (8), acontecerá o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite, das 7h30 às 16h, na Clias, ESF Treze de Maio e ESF Bela Vista.
O que é Poliomielite
A Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por UM vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.
A Poliomielite, também chamada de pólio, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Última Edição