Após enfrentar o câncer por cinco vezes, Elena Rosa Vidotti fala da importância do autocuidado em palestra na Casa da Mulher
Da Redação
A Casa da Mulher promoveu na tarde da terça-feira da semana passada, 29 de outubro, a palestra “A Importância do Autocuidado para a Saúde da Mulher”, ministrada pela assessora de governo, Elena Rosa Teixeira Vidotti, que contou sua história de vida, como lidou e superou o câncer por cinco vezes e a importância do autocuidado na prevenção da doença.
“Em 2000 fui diagnosticada com câncer de mama. Foi um choque muito grande, o chão se abriu, tive medo de morrer e não conseguir criar minha filha, que na época tinha apenas nove anos. Quando iniciei o tratamento, sabendo das dificuldades que enfrentaria, comecei a trabalhar meu íntimo e a aceitação de tudo o que eu teria que passar. Fiz as sessões de quimioterapia e radioterapia, que não foram fáceis, mas que consegui enfrentar e vencer”, contou Elena Rosa.
Em 2009, foi surpreendida com o diagnóstico de câncer de intestino. Apesar do susto, o processo de cura foi muito mais simples do que da primeira vez, resolvido após um procedimento realizado por meio de colonoscopia. Dois anos depois, um novo diagnóstico relevou tumores no útero e novamente na mama. Mais uma vez, o tratamento foi difícil, mas encarado com otimismo. Este ano, um novo tumor surgiu, novamente no intestino, já retirado no último mês.
“Em todas as vezes que fui diagnosticada com câncer tive sucesso no tratamento porque sempre descobri no início, ou seja, realizar os exames preventivos é fundamental para que se descubra no começo, quando as chances de cura são muito maiores. Façam o autoexame, cuidem da saúde física e mental de vocês”, concluiu.
A coordenador da Casa da Mulher, Francieli Maximiano; e a secretária de Assistência Social, Silvia Almeida; agradeceram a palestrante e exaltaram sua coragem diante das intempéries da vida. “A Elena é um exemplo de força, de garra, de determinação e de vontade de viver. Agradecemos por compartilhar conosco sua história de vida e servir de exemplo para todas nós. E a cada uma que está aqui hoje, fica o recado: cuidem-se! Façam o autoexame e em caso de suspeita procurem um profissional”.