Após rumores de fechamento, Frigorífico JBS de Santa Fé desmente boatos
Por Lucas Machado
Após O Jornal ter tido a informação de que novamente a unidade do Frigorífico JBS de Santa Fé poderia fechar suas portas, a reportagem entrou em contato com a assessoria geral da empresa.
Em nota, foi informado que “a JBS não comenta rumores de mercado. Qualquer informação sobre fechamento ou abertura de unidades é devidamente comunicada nos momentos oportunos”.
Ainda de acordo com a assessoria do frigorífico, a reportagem foi informada de que, atualmente, a situação da unidade de Santa Fé está em operação, com abate e desossa diária em torno de 600 bois.
O gerente responsável da unidade é Aderson Quadros, que, através da assessoria, informou que são 602 colaboradores, e que todos os demais setores, como o de abate e desossa de carne bovina, recursos humanos, segurança do trabalho, restaurante, lavanderia, portaria, financeiro, contabilidade, comercial varejo, higiene, e limpeza e compras, estão funcionando normalmente.
Ameaça de fechamento
A notícia de que o Frigorífico JBS de Santa Fé fecharia suas portas, veiculada em todos os meios de comunicação de Santa Fé em outubro do ano passado, gerou pânico entre os seus funcionários. Na cidade, a notícia também caiu como uma ‘bomba’, visto que a empresa é uma das mais fortes instaladas aqui, pois emprega, além de moradores locais, inúmeros trabalhadores de municípios da Comarca e ainda de cidades da região.
Apesar de não ter parado de funcionar no dia 16 de outubro de 2015, 123 funcionários, sendo a maioria que atuava na área de abate, foram informados da demissão. E foi após isso que o desespero tomou conta dos trabalhadores, de seus familiares e, ainda, de vários setores da cidade, como o comércio.
Diante da situação, um grupo formado por vereadores da Câmara de Santa Fé, entre eles, Alcir Zaina, Fábio dos Reis Vicenzi, Ortêncio Vieira Ramos Sobrinho e o prefeito Armando Rossafa, estiveram reunidos com a diretoria do JBS para falar sobre o assunto, e, através de uma iniciativa dos vereadores de Santa Fé, do presidente do Sincomércio, Onório Norio Kobayashi e da ACE da cidade, foi realizada outra reunião, na ocasião, na sede da ACE com a participação de representantes dos deputados Carlão Pignatari, Itamar Borges, Edinho Araújo, Fausto Pinato e Rodrigo Garcia.
Diversas intervenções da população e de autoridades políticas resultaram no não fechamento da empresa, dentre elas destaca-se a intermediação das lideranças com a diretoria da JBS nos Estados Unidos. No final daquele mês, 99% dos funcionários que haviam sido dispensados no dia 16 retornaram ao trabalho, sendo que apenas 10 deles optaram por não ter a demissão cancelada.