Arrastão Contra o Aedes aegypti – Todos Contra a Dengue! – é realizado em Nova Canaã Paulista
Da Redação
A Administração Municipal de Nova Canaã Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a mais um arrastão na área urbana de Socimbra e Nova Canaã Paulista.
O arrastão teve início no dia 6 de novembro, quando a equipe da Vigilância Sanitária e agentes comunitários das UBSs, passarão de casa em casa recolhendo criadouros existentes e demais materiais que possam virar possíveis criadouros.
Pesquisas realizadas em campo indicam que os grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis (muito utilizados para armazenagem de água para uso doméstico em locais dotados de infraestrutura urbana precária), são os criadouros que mais produzem Aedes aegypti e, portanto, os mais perigosos.
Isso não significa que a população possa descuidar da atenção a pequenos reservatórios, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, entre outros.
O Aedes aegypti coloca seus ovos, preferencialmente, nas paredes de criadouros com água limpa e parada, bem próximo à superfície da água. Daí a importância de lavar, com escova ou palha de aço as paredes dos recipientes que não podem ser eliminados e onde o ovo pode permanecer grudado.