Atualmente há mais de 160 animais disponíveis para adoção no Canil Municipal de Santa Fé

Publicado em 5/08/2022 00:08

Por Bárbara Scholl

O Canil Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul é um local que há diversos animais que estão à disposição para serem adotados e terem um novo lar para morar.
O Grupo Santafessulense de Apoio à Vida Animal (Gavas) é que vem cuidando desses animais que não foram adotados e estão no canil.
Atualmente há 49 cães e 117 gatos no canil para serem adotados, além de 23 animais em lares transitórios, aguardando vagas e completando vacinação para entrarem com segurança no canil. Porém, a capacidade de suporte do canil é de 26 cães e 28 gatos.
Todos esses animais que estão à disposição para serem adotados já estão castrados, com exceção os recém-nascidos.
Em entrevista a O Jornal, a coordenadora de Comunicação do Gavas, Celina Silva Lizidatti, disse que 184 animais foram adotados nestes primeiros sete meses. “São adotados em média por mês 26 animais, que ficam disponíveis no canil”.
De acordo com ela, de janeiro a abril de 2021 pouquíssimos animais foram adotados, pois todos estavam doentes, debilitados e não eram autorizadas as adoções, devido ao risco de transferir enfermidades para os animais da cidade. De maio a dezembro, já com a situação sob controle, foram formalizadas 179 adoções.
Só neste ano, o Gavas já realizou 28 eventos de adoção dos animais que estão à disposição no canil, e esses eventos acontecem em sábados na Praça Salles Filho.
Segundo a coordenadora, realizar as feiras de adoção é estressante e desgastante, pois envolve muitas etapas prévias realizadas ao longo da semana, como consultas, exames, vermifugação, triagem dos animais, banhos, separação de documentação, higienização e identificação de caixas de transporte, montagem da equipe de voluntários para atuar no evento, entre outras coisas.
“O estresse se deve ao fato de se tratar de um momento crucial para os animais. Uma adoção malsucedida tem consequências devastadoras para eles. Então, é uma enorme responsabilidade que só pode ser realizada por pessoal mais experiente. É muita exposição para os animais, pois sempre aparecem pessoas impulsivas que querem adotar sem ter pensado nas responsabilidades. Então dizemos muitos nãos e frequentemente não somos compreendidos” explicou ela.
Ela disse ainda que nem sempre os animais são adotados nas feiras. “Às vezes voltam todos os animais para o canil, infelizmente. Na maioria das vezes temos dois ou três adotados”.
Para fazer a divulgação para a população desses animais que estão à disposição para serem adotados, segundo Celina, tudo é feito pelas redes sociais do Gavas, via Facebook, Instagram, TikTok e também pelo site que é site www.gavas.org.br.
As pessoas que quiserem adotar um animal do canil podem entrar em contato com o Gavas pelas redes sociais, principalmente pelo Instagram, que é @gavas.oficial.
“Não compre, adote. Comprar animais é contribuir para sua exploração e condenar os abandonados a uma vida de privações e miséria”, finalizou Celina.

Última Edição