Aumenta o número de casos de Dengue em Santa Fé e região
Situação na Região Noroeste Paulista é preocupante
Por Daniela Trombeta Dias
Os casos de Dengue em Santa Fé e toda a região têm aumentado consideravelmente nos últimos dias.
Segundo informou o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Santa Fé, até o momento foram notificados 381 casos da doença, sendo 189 autóctonos (contraídos no município), 33 importados, 78 negativos e 81 ainda aguardam o resultado de exames para comprovação.
Do dia 7 de abril até hoje o número de casos subiu de 152 para 222, ou seja, 70 novos casos da doença na cidade.
Segundo o setor, como a situação de casos positivos já ultrapassou 81 pacientes, de acordo com o Ministério da Saúde, não são mais autorizados exames sorológicos, por isso, pessoas que forem até as ESFs – Estratégias de Saúde da Família –, ou na UPA com sintomas de Dengue, passarão por avaliação médica baseada nos sintomas e farão um hemograma completo, não sendo mais necessário que seja feito o exame sorológico.
Outras cidades da região também se encontram em situação de alerta, como Fernandópolis, que até o momento registrou 513 casos confirmados, sendo 738 notificados pela Vigilância Epidemiológica. Já em Estrela D’Oeste, são 994 casos registrados de janeiro até abril deste ano. Em Rio Preto, cidade com mais de 400 mil habitantes, são 2.083 casos, sendo que um homem de 56 anos faleceu.
No Estado de São Paulo, dos 645 municípios, 293 tem taxa de incidência epidêmica, o que equivale a 45% do Estado. Porém, as cidades campeãs em casos são Campinas, com 25.987 casos, e São Paulo, 20.764.
Para os moradores de Santa Fé que quiserem fazer denúncias de locais onde se encontram criadouros do mosquito, basta ligar para o telefone 3641 2659.