Bim Belão é absolvido de acusação de compra de votos
Por Lelo Sampaio e Silva
A Justiça Eleitoral de Santa Fé do Sul julgou improcedente o pedido de investigação judicial eleitoral que a Coligação “Juntos Somos Mais Fortes”, da candidata a prefeita Mara Marsola, moveu contra o então candidato a prefeito de Três Fronteiras, Rubens José Belão e seu vice Marcio Teodoro Lemos, além de seus correligionários Evandro José Cardoso, Fabrício Piloni Bertolo, José Donizete da Silva, Israel da Silva, Luiz Roberto Bertolo, e Gerson Aparecido Lourenço.
Bim, Marcio e as outras seis pessoas foram acusados em suposta compra de votos nas eleições de 2016 que deu a vitória ao candidato peessedebista Bim Belão.
A decisão proferida no dia 17 de janeiro considerou que as provas foram consideradas ineficazes e reputou que as gravações em vídeo teriam sido obtidas por meios ilegítimos.
No despacho, o juiz eleitoral escreve que “a prova testemunhal não é suficiente para a formação da convicção deste julgador, e como salientou o dr. Promotor de Justiça os argumentos apresentados estão baseados em ‘ilações e suposições’ que não foram corroborados durante o processo. Para o promotor, ‘a caracterização de abuso de poder econômico não pode ser fundamentada em meras presunções e deve ser demonstrada, acima de qualquer dúvida razoável, por meio de provas robustas, que demonstrem a gravidade dos fatos’”.
Em entrevista a O Jornal, o prefeito de Três Fronteiras afirmou que está muito feliz com o resultado da ação de cassação em que os incriminavam injustamente, e ressaltou que a apuração dos fatos foi muito bem feita, com muita coerência, responsabilidade e censo de jurídico, baseando-se na verdade e ética.
“Sempre confiamos na Justiça brasileira, e sabendo da sua competência nas investigações e apurações dos fatos. Ser acusado indevidamente, de forma equivocada e arquitetada para ludibriar os eleitores e toda população, com uma armação totalmente desonesta, coloca em risco toda uma história de vida, todo um sonho e entusiasmo. Atos estes movidos pela ganância e orgulhos de alguns que não conseguem manter a ética e a moral acima de tudo. A batalha foi vencida!”, disse Belão.
Para ele, é certo que muitas outras lutas virão. “Tenho a convicção de que com muita determinação e força de vontade, farei o que for mais justo, sempre com a intenção de melhorar a situação dos menos favorecidos, reconhecendo e priorizando a necessidades básicas do município. Faremos uma grande gestão durante os próximos quatro anos”, Finalizou o prefeito de Três Fronteiras, Bim Belão.