Campanha Agosto Lilás ressalta a importância de combater a violência contra a mulher
Da Redação
A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou diversas ações de conscientização durante o mês de agosto, em apoio à Campanha Agosto Lilás, que ressalta a importância do combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
No início do mês foram fixados diversos cartazes, faixas e placas em locais estratégicos e pontos de maior visibilidade na cidade com dizeres sobre a campanha, como forma de sensibilizar a população e trazer a atenção para esse contexto tão comum na sociedade.
No dia 18 foi realizado, no Complexo Turístico, o teatro “Simplesmente Mulher”, da Companhia Escola Livre de Teatro de Jales, que abordou o tema trazendo à tona situações do dia a dia aparentemente inofensivas, porém com diversos tipos de violência psicológica, social e de gênero contra a mulher.
No dia 20, houve, na Praça Salles Filho, a apresentação do espetáculo teatral “Esmalte Lilás”, da Companhia Akila Moreira, levando as mulheres a refletirem sobre relacionamentos abusivos e violentos, em situações do universo feminino. As mulheres também puderam participar de uma pesquisa anônima e, ao final, ganharam um esmalte personalizado na cor lilás.
Nos dias 23 e 24, as mulheres que fazem parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), participaram da oficina “Papo de Mulher”, com direito a um piquenique no Parque Ecoturístico das Águas Claras para discussões e reflexão sobre as relações de gênero, diferenças entre os termos igualdade e equidade de gênero, entre outros assuntos de interesse do público feminino.
Também como parte da Campanha Agosto Lilás, acompanhada da coordenadora do Creas, Sheyla Brandão Ferreira, a interna do Lar Madre Paulina na Providência de Deus, Patrícia Lima da Silva, relatou sua experiência como vítima de violência doméstica, por meio de agressões verbais e físicas pelo antigo companheiro e contou que o tratamento realizado na clínica de reabilitação a fez entender que vivia um relacionamento abusivo.
Nesta última semana, a Assistência Social também realizou um cronograma de postagens de imagens e frases de impacto para as redes sociais, como alertas para a população sobre o combate à violência contra a mulher.
“A violência doméstica e familiar contra a mulher ainda é muito comum em nossa sociedade e camuflada como situações que parecem normais, mas que não são. Por isso é importante conversar, abordar esse assunto até para informar e sensibilizar a população, principalmente as mulheres, no intuito de saberem identificar uma situação de violência, e a Campanha Agosto Lilás tem esse principal objetivo. A denúncia é primeira forma de inibir o agressor e se proteger”, destacou a secretária de Assistência Social, Silvia Almeida.
Em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, ligue 180 e denuncie.