Campanha Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes – é realizada com diversas ações de mobilização e conscientização
Da Redação
O mês de maio é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, período de enfrentamento e prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Em Santa Fé do Sul, por meio da campanha Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes – diversas ações aconteceram ao longo do mês, com o objetivo de alertar a população para a importância do tema e conscientizá-la sobre o dever que cada um tem, como cidadão, de proteger e zelar pelo bem estar físico e emocional deste público.
A primeira atividade foi realizada no domingo (5), no evento Domingo com Você, quando a Companhia de Teatro Mirabolante, junto com a equipe da Secretaria de Assistência Social, percorreu a Praça Salles Filho entoando canções que simbolizam a prevenção e o cuidado com as crianças e adolescentes. Na segunda-feira (6), placas, banners e faixas foram instalados em pontos estratégicos da cidade.
Símbolos da campanha, flores amarelas, foram espalhadas na sexta-feira (10), ao longo da Avenida Navarro de Andrade, Paço Municipal e Complexo Turístico, Cultural e Histórico, onde à noite foi apresentada a peça teatral Quem Canta Conta, da Companhia Mirabolante.
Com a plateia formada majoritariamente por crianças, os palhaços Vareta e Tampinha abordaram, de forma lúdica, com uso de fantoches e cantigas infantis, a temática do abuso infantil. Em seguida, as crianças se divertiram em um miniparque com brinquedos infláveis e pula-pula.
As damas Elaine Mura e Fernanda Benitez participaram do plantio das flores, iniciado na entrada principal da cidade, em frente ao Unifunec.
A primeira-dama também esteve presente na peça teatral e ressaltou a importância da campanha. “A desinformação e a falta de debate a respeito deste assunto colocam em risco crianças e adolescentes. Em cumprimento aos direitos resguardados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), precisamos com urgência discutir e combater o abuso e a exploração sexual infantil nas suas diversas formas”, afirmou Elaine.
Para encerrar as ações, uma caminhada com todos os servidores da Secretaria de Assistência Social, com o prefeito Evandro Mura, o vice-prefeito Fernando Benitez, as damas e as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto Renascer –, foi realizada na sexta-feira (17), com trajeto do Monumento dos Peixes até a Praça Salles Filho, onde todos soltaram balões de gás hélio em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de Maio.