Casos de Dengue aumentam em Santa Fé
Da redação
Segundo a Secretaria de Saúde de Santa Fé, os casos de Dengue têm aumentado na cidade. De acordo com informações do Setor de Controle de Vetores, do início do ano até dia 3 deste mês, já foram notificados 54 casos, ou seja, 54 pessoas com sintomas suspeitos realizaram exames para saber se haviam contraído a doença. Desses casos, 15 obtiveram resultado positivo, sendo 5 casos importados. Outros 5 exames deram negativo e 29 pacientes ainda esperam o resultado.
O setor informou que no ano passado foram realizados três arrastões, o último durante o mês de dezembro. Além desse trabalho são feitas as visitas casa a casa, bloqueio, orientação constantes sobre os sintomas, cuidados e prevenção a toda a população.
Este ano, o primeiro arrastão será realizado no mês de março, porém o setor continua realizando notificações em todos os bairros da cidade.
De acordo com o coordenador do setor de Controle de Vetores, Claudinei dos Santos, a população precisa ser vigilante e estar sempre envolvida com a limpeza dos quintais, ralos, bebedouros de animais, pratos de plantas, calhas e lajes, recipientes naturais e outros objetos que acumulem água.
“A transmissão ocorre por causa do mosquito, mas se no município não houver o vetor, a cadeia de transmissão pode ser interrompida, para isso acontecer é preciso à eliminação de criadouros, pois sem os mesmos não existe mosquito adulto e a propagação da doença”, disse Claudinei.
A orientação da Secretaria e do Setor de Controle de Vetores é que a população colabore nas visitas dos agentes e esteja verificando constantemente seu quintal e residência. A manutenção do trabalho é de responsabilidade do Governo Municipal e de todo o cidadão, a prevenção de ser feita durante todo o ano.