Cavalgada da Estância tem recorde de público
Da Redação
Com a participação maciça de cavaleiros, a 4ª Cavalgada da Estância Turística de Santa Fé do Sul foi um sucesso e logo na concentração já se via a grande quantidade de participantes e de pessoas que foram prestigiar o evento. O desfile aconteceu no último domingo (23), com a participação de mais de 1.200 cavaleiros e a população espalhada por todo o percurso, prestigiando o desfile de cavalos, bois, carrinhos e charretes, além de tratores com carrocerias que levaram o prefeito Evandro Mura, a primeira-dama Elaine Mura e o filho deles Bernardo, o vice-prefeito Fernando Benitez, a segunda-dama Fernanda Benitez e os filhos Isabela e Rafael.
O evento foi realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio das secretarias de Cultura e Turismo e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. A concentração começou às 9h, no espaço ao lado do SBR, na saída para Três Fronteiras, de onde saíram guiados pelo Trio Elétrico, sob a locução do Dimas Thiago. A cavalgada percorreu a Avenida Navarro de Andrade até o cruzamento com a Avenida Conselheiro Antônio Prado, onde virou e seguiu até o Recinto de Exposição “Dr. Rodolfo Abdo”, e todo o caminho foi acompanhado pela Guarda Civil Municipal e pela Polícia Militar, garantindo a ordem e a segurança dos participantes.
A festa também contou com a tradicional Queima do Alho, no Recinto de Exposição. Logo após a Cavalgada, as comitivas foram convidadas para preparar o almoço e cerca de 4.500 mil refeições foram servidas no local. O público presente também prestigiou o show da dupla Bruno Cesar & Rodrigo.
“Que alegria poder realizar mais uma edição da Cavalgada da Estância, no mês de aniversário de Santa Fé do Sul. É muito importante resgatar nossas tradições. Este evento faz parte da nossa cultura, é uma tradição enraizada em nosso município e região. Agradecemos aos organizadores e a todos que participaram e fizeram essa festa acontecer, reunindo várias gerações e fortalecendo mais uma festa para a família santafessulense”, destacou o prefeito Evandro Mura.
Dentro do evento também foi realizado o 1º Concurso de Berrante da Estância, com a finalidade de manter ainda mais viva a tradição tropeira, já que o berrante faz parte da cultura brasileira e da memória sertaneja. Os jurados avaliaram o desempenho dos candidatos nos toques: “Saída ou Solta”, som usado para despertar a boiada de manhã; “Estradão”, toque que reanima a boiada na estrada; “Rebatedouro”, toque de aviso de perigo; “Queima do Alho”, aviso aos peões da hora do almoço; e o “Floreia”, um toque livre, que pode ser uma música para divertimento.