Celular poderá ser liberado em salas de aula
Por Vinicius da Costa
O secretário estadual da Educação, José Renato Nalini, pediu ao governador Geraldo Alckmin que libere o uso de celular nas salas de aulas da rede estadual para fins pedagógicos. A proposta é que, com a liberação, cada professor pense em propostas de como utilizar a tecnologia no dia-a-dia, no contexto das disciplinas.
Segundo a dirigente regional de Ensino de Jales, Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi, a proposta está em estudo nas áreas técnicas da Casa Civil e da Secretaria da Educação. “O uso de celular durante o horário das aulas é proibido em toda a rede estadual, pela Lei 132/2007, do deputado Orlando Morando. Essa lei descreve que os alunos que forem flagrados usando o aparelho podem ter o equipamento apreendido e receber sanção disciplinar nas unidades”, disse.
Ela ainda relatou que a proposta do secretário é para a utilização de um programa conhecido como Office 365. “Este programa é voltado para alunos e professores, sendo que os mesmos podem ser utilizados nas versões on ou off-line, ou seja, utilizado com ou sem a internet”, afirmou Marlene.
Para a utilização desse pacote, a dirigente afirmou que haverá orientações aos gestores e professores referentes ao uso pedagógico. “Cada professor será instruído sobre como utilizar e trabalhar com o programa dentro da sala de aula e na área de cada disciplina, podendo, assim, ampliar o cronograma de aprendizagem dos alunos”, relatou.
Marlene também explicou que a tecnologia está presente no cotidiano dos alunos e de suas famílias. “Creio que a escola pode aproveitar essa tecnologia e canalizá-la para a educação, transformando o conhecimento e melhorando a aprendizagem, podendo, assim, trabalhar de uma forma abrangente e conquistar um pouco mais a atenção dos alunos”, finalizou Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi.