Cemitério São João Batista II já conta com 41 sepulturas
Previsão é de que local supra as necessidades por pelo menos 20 anos
Por Lucas Machado
Há algum tempo o Cemitério São João Batista I lotou sua capacidade de sepulturas, tendo havido a necessidade da construção de um segundo cemitério na cidade.
Diante disso, foi inaugurado, em Santa Fé, no dia 24 de junho do ano passado, o Cemitério São João Batista II, que fica localizado na estrada 16, na zona rural, e já conta com 41 sepulturas.
Embora exista esse novo local, algumas pessoas têm espaços no Cemitério São João Batista I, chamados de jazigos, ocupados por membros da família; entretanto, estes também têm um prazo para serem utilizados.
Um exemplo é, quando alguém vem a óbito e é enterrado no jazigo da família. O prazo para que outra pessoa daquela família seja enterrada é de cinco anos.
O procedimento para quando alguém falece fora desse prazo é adquirir uma nova ‘carneira’ (túmulo)ou construir uma gaveta no túmulo existente, que é chamado de túmulo urgente. A Prefeitura informou, porém, que este serviço deve ser custeado pela família.
Questionada sobre a quantidade de sepulturas no Cemitério I, a Administração informou que não tem o controle da quantidade de túmulos existentes no cemitério São João Batista, e disse que não há mais espaço para novas carneiras.
A estimativa é de que o Cemitério São João Batista II supra a demanda da cidade por pelo menos 20 anos.
O Cemitério São João Batista I tem 40.313,00 m², e o São João Batista II 6.915,36 m² (área de operação); 30 mil m² (área com licença de instalação).