Cerca de 15 mil pessoas passaram pelo Ferreomodelismo
Da Redação
Cerca de 15 mil pessoas estiveram presentes na 4ª edição do Encontro de Ferreomodelismo de Santa Fé do Sul, ocorrido nos dias 25 e 26 de abril.
Realizado na antiga Estação Ferroviária, local que atualmente abriga o Museu Histórico e Cultural Honório de Souza Carneiro e o Museu da Saúde, espaço que conta com um riquíssimo acervo de peças históricas do município. O evento superou todas as expectativas dos organizadores.
Os visitantes puderam admirar 14 maquetes com reproduções de trens e estações ferroviárias, com paisagens rurais e urbanas, além de uma exposição de fotografias, que retratou um pouco da história da ferrovia na região, e de alguns carros Off Road, esporte também praticado por alguns moradores da cidade e região. A Orquestra de Violeiros também enriqueceu o evento tocando e cantando a tradicional música raiz.
Para o prefeito de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio, que esteve presente na abertura oficial do evento, realizada na manhã do sábado, dia 25, o ferreomodelismo é um hobby que demonstrou um pouco da história, tradição e cultura da cidade. “Estou muito feliz em realizar este evento, que resgata a época do trem em nossa cidade. Eu ainda era pequeno, mas pude andar algumas vezes de trem com o meu pai. Hoje estou revivendo essas boas lembranças”, disse ele.
À noite, houve a apresentação do espetáculo circense Super Tosco, apresentado pelo Grupo Rosa dos Ventos, numa parceria com o Circuito Cultural Paulista.
No domingo, com a formação da lama depois da chuva, os presentes assistiram as manobras radicais feitas pelos amantes dos carros Off Road.
Segundo a secretária Municipal de Cultura, Paula Toppan, o evento não recebeu somente os amantes do ferreomodelismo, mas sim, pessoas que tiveram o primeiro contato com esse tipo de exposição. “Foi um evento que reuniu a família santafessulense. As pessoas ficaram tomadas pela nostalgia dos trens elétricos e pela contemplação das nossas peças históricas”, afirmou Toppan.
No domingo, o prefeito Ademir e o vice Alcir Zaina prestigiaram todas as atrações.
Todos os maquetistas receberam troféu de participação das mãos do prefeito e sua esposa, a primeira-dama Maria Lúcia Maschio; do presidente da Câmara Municipal, Marcelo Favaleça; da secretária Paula Toppan e do secretário Municipal de Turismo Ruy Reis.
“Participei de todos os encontros de ferreomodelismo de Santa Fé. Posso afirmar que este ano superou as expectativas”, disse o maquetista Dione Rodrigues de Souza, da cidade de Bebedouro.