Clínicas de Odontologia da Funec oferecem mais de mil atendimentos por dia
Por Lucas Machado
Atendendo a toda a população santafessulense e região, diariamente, os alunos do curso de Odontologia da Funec prestam mais de mil procedimentos odontológicos gratuitamente nas clínicas de Odontologia da instituição.
A faculdade possui três clínicas, sendo duas com 40 consultórios odontológicos cada e uma com 12, além de contar com o Setor de Emergência Odontológica, a Clínica do Bebê e o Capo – Centro de Apoio ao Paciente Oncológico –, todas localizadas no campus II da instituição, na Avenida Mangará, em Santa Fé.
A partir do terceiro ano do curso, os alunos, que são supervisionados por uma equipe de professores específica em cada área, oferecem atendimentos como cirurgias, extrações de elementos dentais; próteses, dentística (restaurações), endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, periodontia, estomatologia, além de atendimentos nas escolas municipais da cidade, na Apae e instituições como a Chácara Jerusalém e o Lar Madre Paulina.
O atendimento é totalmente gratuito, com exceção da parte protética, que é terceirizada aos protéticos da cidade, além dos componentes dos implantes, realizados nos cursos de pós-graduação, que precisam ser adquiridos em locais especializados.
Todos pacientes são cadastrados através do Setor de Triagem, ocasião em que são recolhidos todos os dados do paciente. Após o cadastro, é marcada a triagem, que através de um exame clínico, são observadas as necessidades clínicas de cada um, que são encaminhadas, posteriormente, para cada clínica de cada disciplina específica.
O atendimento é realizado de segunda a sextas-feiras, das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 horas.
Em entrevista a O Jornal, o coordenador das clínicas, professor doutor Max Douglas Faria, relatou que com os atendimentos realizados em clínica, os alunos aprendem de maneira segura a diagnosticar as várias situações clínicas que cada paciente em particular apresenta, além de reabilitar, prevenir e orientar cada paciente conforme a necessidade. “Lidar com cada paciente traz também ao aluno e futuro profissional, o amor pela profissão e o respeito e cuidado com todo ser humano, que é a matéria prima primordial e fundamental na nossa profissão”.
Ele disse que, os atendimentos são realizados dentro da instituição e são de alta qualidade. “O que temos observado é que todos os pacientes ficam satisfeitos com os resultados. Com relação às dificuldades, elas podem e devem existir, fazendo com que o nosso acadêmico tenha habilidade e bom senso, juntamente com uma equipe de docentes altamente capacitados, para resolvê-las sempre da melhor maneira possível, priorizando sempre o bem estar ao nosso paciente”, completou Max Faria.
Setor de Emergência Odontológica
O setor de emergência funciona de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde, realizando tratamentos emergenciais que visam remover dores ou outras situações que requerem pronto atendimento.
O atendimento é feito por alunos dos quarto e quinto anos, supervisionados por um professor.
Clínica do Bebê
Já a Clínica do Bebê visa o atendimento odontológico para bebês de zero a três anos. O objetivo principal deste atendimento é a prevenção, mas os tratamentos curativos e reabilitadores também são realizados.
Os alunos que realizam este atendimento são alunos do 5º ano do curso, supervisionados pelo professor Max Douglas.
Capo
Já o Capo oferece todo suporte a pacientes que já passaram ou estão passando por algum tipo de câncer bucal.
Nesse atendimento o aluno tem contato com este tipo de situação clínica, orientando e realizando exames e procedimento necessários ao paciente. O atendimento é realizado pelos os alunos dos 4º e 5º anos, sobre a supervisão do professor Henrique.
O interessado em receber atendimento nas clínicas deve procurar o Setor de Triagem da Funec, no Campus II, na Avenida Mangará, nº 477.
Outras informações pelo telefone (17) 3641-9000.