Coletores de lixo reclamam de objetos cortantes depositados em sacos plásticos
Por Lucas Machado
Vários coletores do Setor já tiveram algum tipo de ferimento com vidros que são inseridos juntamente com material orgânico
Diariamente, o Setor da Limpeza da Prefeitura de Santa Fé realiza a coleta de lixo em todos os bairros da cidade, inclusive no Centro.
O que ocorre é que a população tem misturado vidros juntamente ao lixo orgânico, e isso tem machucado os coletores, que, ao pegarem os sacos depositados, acabam se cortando.
O Jornal recebeu inúmeras reclamações de coletores que já sofreram ferimentos leves. Na última semana, um coletor, que não teve o nome divulgado, expôs algumas fotos à reportagem onde pode-se ver cacos de vidro furando os sacos de lixo.
Diante disso, O Jornal entrou em contato com o Setor da Limpeza que, em nota, afirmou que recomenda à população que os vidros sejam colocados em uma caixa de papelão, e que a mesma seja identificada sobre seu conteúdo. Após isso, as caixas podem ser deixadas junto ao lixo doméstico comum.
De 20 coletores da Prefeitura, 16 já tiveram algum tipo de ferimento.
Jonas Mauá é funcionário público municipal e trabalha na coleta de lixo. Ele relatou à reportagem que já se machucou quatro vezes, só esse ano, sendo que a última vez foi no final do mês de maio. “Machuquei minha perna, com uma seringa que atravessou a pele”, relatou ele.
O coletor contou ainda que já se machucou outras vezes, também na perna, mas com cacos de vidro, ocasiões em que arrastara o saco de lixo.
“As pessoas devem ser mais humanas e entender que a segurança dos coletores, além de ser o mais importante, é essencial para que o serviço não seja interrompido”, finalizou.