Constante chuva de janeiro está dentro do esperado, segundo a ETA
Por Lelo Sampaio e Silva
As constantes chuvas que atingem Santa Fé do Sul já fizeram a cidade registrar muito acúmulo de chuva para o mês de janeiro
Segundo um levantamento realizado junto ao ETA (Estação de Tratamento e Água) do município, de 1º a última quarta-feira (18), choveu 155,8 mm.
De acordo com o diretor da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santa Fé do Sul, Evandro Campaneli, este volume de chuva era o esperado. “A tendência climatológica é de que janeiro seja um mês muito chuvoso em nossa região. A última vez que tivemos um volume alto de chuva na cidade foi em dezembro do ano passado, quando registramos 140 mm em um único dia, o que é considerado muito forte. Segundo a meteorologia, a chuva é considerada fraca quando a intensidade é menor do que 5,0 mm. Entre 5,0 e 25 mm, a precipitação é moderada. O volume de água compreendido entre 25,1 e 50 mm é chuva forte. Maior do que 50,0 mm, a chuva é muito forte”, disse.
Ele explica que é esperado que até o final do mês ainda ocorram mais chuvas no município, até porque as previsões meteorológicas apontam chuvas acima da média para este ano de 2023. “Deve chover muito ainda neste período e é importante salientar que chuvas fortes acabam trazendo alguns transtornos em relação ao escoamento, o que pode evoluir para alagamentos em alguns pontos da cidade, embora, até o momento, não houve ocorrências de maiores problemas.
“As chuvas têm possibilitado a recuperação do reservatório municipal, o que é motivo de grande alegria para a autarquia que, além do poço profundo, também pode contar com as águas do nosso reservatório. As chuvas são fundamentais para as atividades humanas”, finalizou Evandro Campaneli.