Cresce o aparecimento de escorpiões em residências em Santa Fé

Publicado em 7/02/2015 00:02

Por Daniela Trombeta Dias

nova foto escorpiãoCom o verão é comum que aumente a incidência de escorpiões, principalmente dentro de residências, e, segundo a Secretaria de Saúde, é preciso estar alerta, pois ultimamente tem aumentado consideravelmente o aparecimento do animal peçonhento nas casas e quintais da cidade.
O principal alimento dos escorpiões é a barata, e é por isso que 90% dos escorpiões são encontrados em banheiros. Eles vêm principalmente pela rede de esgoto em busca de baratas para se alimentarem, e a orientação é para que a população, se possível, coloque algo como aquelas ‘cobrinhas’ feitas com areia, no vão das portas, pois isso impede que o escorpião saia do ralo e entre nos cômodos da casa.
Entre outras dicas, o cidadão pode sacudir os calçados e roupas antes de usá-los, manter a casa livre de baratas, não colocar pés e mãos em buracos, evitar o acúmulo de pedras ou madeira, usar sempre calçados e luvas nas atividades rurais ou de jardinagem e utilizar vedantes em portas e janelas, bem como ralos protetores.
Entre as orientações, segundo o Setor de Controle de Zoonozes, o mais imprescindível é que o cidadão mantenha os quintais limpos, não deixando entulhos, como telhas, tijolos, tábuas e materiais para construção, pois o escorpião prefere locais úmidos e escuros para ficar.
Para quem precisa guardar materiais de construção, o ideal é que remaneje os mesmos de lugar com frequência, usando, é claro, luvas e botas de proteção, pois no local pode haver um animal peçonhento.
O escorpião tem hábito noturno e, se houver cascas, troncos de árvores e entulhos nos quintais, é ali que ele irá se abrigar. Por isso, os agentes do Centro de Cuidados e Zoonozes sempre enfatizam a importância da limpeza.
De todos os escorpiões, o mais conhecido é o escorpião amarelo, muito típico do Sudeste do Brasil, que tem cerca de 6 cm, com coloração amarelada, especialmente nas patas. Devido aos hábitos domiciliares, é o responsável pela maioria dos acidentes com escorpiões no País.
Seu veneno age no sistema nervoso, causando dor, pontadas, aumentando a pulsação cardíaca e diminuindo a temperatura corporal, podendo até fazer com que a pessoa morra de parada respiratória.
Os sintomas citados acima são mais acentuados em crianças, e, devido às condições físicas, nos idosos. Todos os escorpiões são venenosos, porém apenas 25 espécies podem ser mortais aos humanos.
Se alguém for picado por um escorpião, deve procurar atendimento médico imediato na UPA. Em casos de aparecimento de escorpiões, o cidadão pode ligar no Centro de Cuidados e Zoonozes, através do telefone 3631 2194, que uma equipe irá até o local para verificar o fato.

Última Edição