Curso de Bordado em Chinelo e em Tecido Xadrez foram realizados em Esmeralda
Da redação
Na terça-feira da semana passada, dia 4, o CAF – Centro de Atendimento às Famílias – de Esmeralda encerrou, no Distrito, os cursos de Bordado em Chinelo e Bordado em Tecido Xadrez.
O primeiro, cuja duração foi de 30 horas e ministrado pela profissional Leiry Máira Coelho Pires, teve a participação de 20 mulheres, que aprenderam as técnicas de customização em E.V.A., strass e fitas. Já o Curso de Bordado em Tecido Xadrez, proferido por Rosmari Vilela, com duração de 8 horas, contou a participação de 17 mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família, que confeccionaram bordados em panos de prato.
Durante os cursos, todas as alunas obtiveram o acompanhamento da assistente social, Madalena de Oliveira, bem como participaram de atividades em grupos orientadas pela psicóloga Ana Maria Zaine Pelaio Bassan, que falou sobre “Aprendendo a economizar dinheiro” e “Como melhorar a memória”.
As oficinas promovidas no CAF buscam criar oportunidades de desenvolvimento humano, socialização, inserção social, forma de inclusão produtiva para a emancipação da cidadania, gerando uma fonte de renda a mais para a família, melhorando, assim, a qualidade de vida das pessoas e capacitando-as para o mercado de trabalho.
No encerramento, as alunas receberam os chinelos e os panos de prato confeccionados por elas mesmas e que foram entregues pelas mãos da prefeita Clevoci Cardoso. Em seguida, confraternizaram-se, juntamente com autoridades do município, com um café da tarde.