‘Dando o meu máximo, quero deixar um legado para a minha cidade’, disse a presidente da Câmara Municipal, Paula Toppan

Publicado em 10/02/2023 00:02

Por Lelo Sampaio e Silva

Dentre as principais atribuições de um bom presidente de uma Câmara Municipal quanto às atividades legislativas estão a de comunicar a cada vereador, por escrito e com antecedência mínima de vinte e quatro horas, a convocação de sessões extraordinárias e suas respectivas pautas, quando esta ocorrer fora de sessão; determinar, a requerimento do autor, a retirada de proposição que ainda não tenha sido posta em discussão, e dar conhecimento disso ao Plenário; não aceitar substitutivo ou emenda que não sejam pertinentes à proposição principal; zelar pelos prazos do processo legislativo bem como dos concedidos às comissões e ao prefeito e, nas sessões, convocar, presidir, abrir, encerrar, suspender e prorrogar as sessões, observando e fazendo observar as normas legais e regimentais; determinar, de ofício ou a requerimento de qualquer vereador, em qualquer fase dos trabalhos, a verificação de presença; anunciar a Ordem do Dia e submeter à discussão e votação a matéria dela constante; dentre tantas outras funções.
O Jornal entrevista hoje a presidente da Câmara Municipal de Santa Fé do Sul para o biênio 2023/2024, Ana Paula Pelaio Garcia Toppan.
A Mesa Diretora da Câmara está, então, composta por Paula Toppan, presidente; Terezinha Aparecida Padinha Gomes Alcamim (Terezinha do Gavas), vice-presidente; Wagner Antonio Pereira Lopes (Waguinho), 1º secretario e Murilo Basi, 2º secretário.
Paula Toppan, que foi eleita por cinco votos, e os membros da Mesa Diretora, assumiram seus cargos no dia 1º de janeiro deste ano.
“A eleição para presidente da Câmara é um sonho realizado. Estar à frente desta Casa de Leis é um novo desafio que estou preparada para enfrentar. Vou administrar os recursos da Câmara Municipal com muita transparência e coerência, e pretendo honrar o compromisso que fiz à nossa população, que é o de trabalhar em benefício de todos os cidadãos, pois antes de ser presidente da Câmara eu sou uma munícipe, e quero deixar um legado para minha cidade”, disse ela.
Sobre as gestões anteriores, sua avaliação é bem positiva, com presidentes empenhados, vereadores atuantes e compromissados com a população, desempenhando um excelente trabalho, colaborando e fiscalizando o Executivo em todos os seus atos. “Pretendo dar continuidade em tudo aquilo que for positivo para o andamento dos trabalhos camarários e para a população, além de desenvolver novas ideias e novos projetos buscando sempre acompanhar a evolução desta maravilhosa cidade”, pontuou a presidente.
Ela explicou que quer diminuir a distância entre a Câmara e a população para que todos possam compreender o verdadeiro papel do vereador. “Pretendo transformar a Câmara em um instrumento de verdadeira e efetiva participação popular nas decisões sobre os problemas que afetam a vida do município; reforçar a Câmara Municipal como referência de fiscalização e controle do Poder Executivo, especialmente para acompanhar a elaboração e execução do planejamento orçamentário do município e incentivar o cidadão a apresentar ideias e propostas para a melhoria das leis por meio de audiências públicas, ouvidorias e redes sociais.
Sobre sua relação com o Executivo, Paula Toppan disse que é muito boa. “Tenho uma boa relação, pois, como já ocupei cargos no Executivo, compreendo o andamento dos trabalhos e acredito que a parceria entre o Legislativo e Executivo se fortalecerá ainda mais nestes próximos anos, pois o prefeito tem sido presente nos trabalhos da Câmara e dado voz e vez a cada vereador”.
A respeito de sua vida profissional na prefeitura, Toppan explicou que começou na vida pública há 13 anos, em 2009, quando teve a oportunidade de trabalhar na assessoria do então prefeito Toninho Favaleça. “Já em 2013 tive o privilégio de assessorar o então prefeito Armando Rossafa, no qual me convidou nos seis últimos meses do seu mandato para assumir a Secretaria de Cultura e Turismo, onde pude contribuir com muito trabalho e dedicação e, em 2017, tive a alegria de ser convidada pelo então prefeito Ademir Maschio para continuar naquela pasta e essas oportunidades, com certeza, me deram conhecimento e experiência para alavancar meu mandato na Câmara Municipal”.
Ela destaca que a vontade de ser presidente da Câmara veio pelo apoio de sua família e principalmente por acreditar no potencial da mulher. “Na história da Câmara Municipal de Santa Fé, só uma mulher a liderou, então achei que era o meu momento. Acreditei que poderia e consegui com a ajuda dos vereadores que acreditaram no meu potencial”, disse.
“Nossa atuação será para que o Legislativo seja verdadeiramente a ‘Casa do Povo’. Temos uma grande expectativa de até o primeiro semestre de 2024 estarmos instalados no prédio da nova Câmara, possibilitando um melhor atendimento a toda a população. As portas da Câmara Municipal estão abertas aos munícipes, a todos os segmentos da sociedade: mulheres e homens, crianças e jovens, estudantes, trabalhadores autônomos, servidores públicos, operários, comerciantes e empresários. Todos que quiserem ajudar na construção de uma cidade melhor, considerem-se bem-vindos”, finalizou a presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul, Paula Toppan.

Última Edição