Das 34 câmeras de segurança, apenas duas estão funcionando
Guarda Municipal reforçou patrulhamento e comandante contou que o problema já está sendo estudado para ser resolvido, bem como o sistema melhorado
Chuvas registradas no início do ano prejudicaram o funcionamento
das câmeras
Por Daniela Trombeta Dias
Atos de vandalismo são registrados frequentemente em todas as cidades, e em Santa Fé não é diferente. Muros são pichados, lixeiras amassadas ou destruídas, sem contar os furtos e até roubos, e é por isso que quase em todos os municípios as Prefeituras investiram em câmeras de segurança.
Em Santa Fé, as câmeras foram instaladas há alguns anos, e já passaram por modificações de sistemas e ainda ampliação de pontos, sendo elas aliadas ao trabalho da Guarda Municipal e também das Polícias Militar e Civil em casos de comprovação de crimes e investigações.
Porém, das 34 câmeras instaladas por diversos pontos da cidade, atualmente apenas duas estão funcionando. Por questões de segurança, o comandante da Guarda Municipal, Everson Merigui Pinha, não pode informar em quais locais as câmeras ainda funcionam, mas explicou o porquê da situação.
“Desde o período em que houve muitas chuvas, ocorrido entre março e abril, 32 câmeras, das 34 que possuímos, sendo 7 giratórias, foram danificadas, e restaram apenas duas. Apesar de não poder informar os locais onde as mesmas estão, podemos dizer que são lugares estratégicos, como a área central, praças, e outros pontos”, explicou ele.
Segundo o comandante, o sistema atual das câmeras é via rádio e também precisa ser mudado. “É um questão de obter maior qualidade; por isso, quando houve a danificação, avisamos a Administração Municipal, e, agora, através de uma empresa, está sendo feito o mapeamento da cidade, assim como estudado cada ponto estratégico onde ficam as câmeras e onde ainda há a necessidade de instalação ou mudança. A empresa ainda avalia cada local de acordo com a necessidade e tipo de câmera que será favorável, levando em consideração a distância da instalação e melhor visibilidade. Eles ainda entregarão uma lista de marcas confiáveis e sistemas para que possamos nos informar melhor sobre o serviço”, relatou Pinha.
Disse ainda que o próximo sistema implantado deverá ser digital. “Ainda não temos data para abrir a licitação, mas todos estão se esforçando para resolver tudo o quanto antes; porém, é preciso que a população entenda que o processo é burocrático. Ainda estamos em fase de levantamento e posteriormente será aberta a licitação”.
O Centro de Controle de Operações onde estão os monitores das câmeras de seguranças fica localizado na Guarda Municipal. “Lá é feito o monitoramento das câmeras através de três TVs de Led que ficam ligadas 24 horas. O sistema ainda grava as imagens das câmeras; porém, nossos guardas, ao avistarem atitudes suspeitas, salvam as imagens e as armazenam, e isso é muito válido, pois ajuda em casos de furtos, vandalismos, perturbação, estelionatos e outros. Quero enfatizar que dentre as câmeras que possuímos, ainda temos as giratórias, com as quais podemos dar zoom nas imagens, facilitando também em ações criminosas; porém, infelizmente estamos com este problema para resolver, mas estamos empenhados em, além de resolver, melhorar todo o sistema”, finalizou.