Durante o mês de combate ao câncer, Elena Rosa relembra sua experiência com a doença
Da redação
Na quarta-feira, 14, a vice-prefeita Elena Rosa Vidoti participou de uma caminhada saindo do AME – Ambulatório Médico de Especialidades – até a Praça Salles Filho para chamar a atenção da população a respeito do câncer de mama, no mês nacional o combate à doença. Essa caminhada fez parte das ações que estão sendo desenvolvidas durante todo mês, intitulado como Outubro Rosa.
Após a caminhada o grupo seguiu para o CIC – Centro Integrado de Cultura –, onde Elena deu um testemunho sobre sua vida e sua experiência com o câncer de mama. “Graças à prevenção, estou viva. Pois com a prevenção tive como descobrir a tempo e me tratar. Se acontecer de você ser vítima do câncer, não se desespere, lute pela sua vida, pois, apesar do sofrimento, o importante é o paciente não sentir pena de si mesmo. Precisamos superar tudo com amor no coração, lembrando sempre que a dor é um tratamento de beleza para alma, tirando, assim, proveito dessas lições para alma”, disse ela.
Alunos do curso de Enfermagem ministram palestras sobre câncer de mama
Neste mês comemora-se o Outubro Rosa, período mundialmente conhecimento para conscientização e prevenção de Câncer de Mama, e os alunos do curso de Enfermagem da Funec, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizaram atividades em prol da causa.
No dia 7, os discentes, supervisionados pelos professores, ministraram uma palestra para as funcionárias de uma empresa privada, com o tema “Saúde da Mulher”.
As mulheres foram orientadas quanto ao câncer de mama, a importância do autoexame, os sintomas, diagnóstico e tratamento da doença. Os alunos também abordaram sobre o câncer de colo uterino e a importância de realizar o exame de papanicolau.
Após a palestra, foram agendadas as datas para a coleta de Exame Preventivo e Mamografia com as enfermeiras coordenadoras das ESFs – Estratégia de Saúde da Família –.
Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Taise Jordão, o envolvimento dos alunos em eventos dessa natureza é determinante para a formação acadêmica e cidadã, pois estimula o desenvolvimento profissional e desperta a humanização no contato com o paciente. Outras empresas privadas receberão os alunos e professores da Funec para realizar a palestra sobre Saúde da Mulher. Além das empresas, o mesmo trabalho de conscientização e prevenção está sendo realizado em todas as ESFs do município.
Coordenadora de Nutrição da Funec e alunas participam de curso “Modulação Funcional
no Câncer”
A coordenadora do curso de Nutrição da Funec, a professora. Camila Duran de Campos, e quatro alunos do 8º semestre, participaram, no dia 3 deste mês, em Rio Preto, do curso “Modulação Funcional no Câncer”, com o professor Murilo Pereira. Foram abordados os aspectos nutricionais na prevenção e tratamento do câncer e como a alimentação atual influencia diretamente no aparecimento de diversos novos casos da doença.
Segundo o professor Murilo, com a industrialização e a necessidade de se produzir alimentos em grande escala, cada vez mais se adicionam aditivos químicos, como corantes, conservantes e adoçantes nos alimentos, que desencadeiam reações no corpo, causando diversas doenças, dentre elas o câncer.
“Melhorar a absorção intestinal, reparando a defesa e adotar hábitos saudáveis, como aqueles dos nossos avós, é essencial. A dica é comer comida de verdade, e, quanto menos industrializada, melhor. Os industrializados têm conservantes que servem para conservar os alimentos, ou seja, impedem o crescimento de bactérias nestes. Estes conservantes também impedem o crescimento das bactérias boas no nosso intestino, por isso são tão maléficos”, declarou a coordenadora Camila.