Exame do Enem acontecerá hoje e amanhã
Por Lelo Sampaio e Silva
Hoje, e amanhã, domingo, dia 6, diversos alunos de Santa Fé do Sul e região, assim como de todo o país, de deverão fazer as provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.
Segundo o diretor da Escola Estadual Professor Itael de Mattos, Amauri Bassetto, o estabelecimento conta com cerca de 70% dos alunos concluintes do Ensino Médio inscritos, ou seja, um total de 280 alunos.
Ainda segundo ele, em Santa Fé as provas acontecerão no Campus II da Funec, situado na Avenida Mangará, nº. 477, no Jardim Mangará.
Nos dois dias, os portões serão abertos às 12:00 horas e se fecham às 13:00 horas. O início das provas será às 13:30 horas e, como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4 horas e 30 minutos e o segundo, 5 horas e 30 minutos.
Cada participante deverá ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame, pois o uso de outra cor poderá comprometer a leitura ótica do Cartão-Resposta; documento de identificação original com foto e cartão de confirmação da inscrição.
Amauri disse ainda que antes de iniciar a prova, é preciso que o aluno verifique se o caderno de questões contém a quantidade de 45 questões indicadas no Cartão-Resposta, e não se esquecer de marcar no Cartão-Resposta à opção correspondente a cor da capa do caderno de questões e, ainda, transcrever a frase apresentada na capa do caderno de questões.
Hoje serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Amanhã, a prova terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e Matemática.
Este ano o exame foi adiado para novembro por causa das eleições, para que as provas fossem realizadas em um clima de tranquilidade.
O Enem é o principal acesso para as universidades públicas brasileiras. Também serve de seleção para programas do governo, como o Prouni, que oferece bolsas para instituições particulares, e o Fies, que disponibiliza financiamento com juros baixos a alunos carentes. No ano passado, 5,8 milhões de candidatos fizeram o exame. A expectativa do governo deste ano é chegar aos 8 milhões.
Atendimento diferenciado
Os sabatistas, estudantes que guardam o dia de sábado em função da religião, farão as provas às 19:00 horas no horário local – Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima respeitarão o fuso diferenciado em relação a Brasília.
Para autismo, dislexia, discalculia, deficiência intelectual, déficit de atenção e algumas outras situações, listadas pelo CID – Código Internacional de Doenças –, é preciso que o aluno apresente um parecer assinado por um médico da área. Condições que são identificáveis clinicamente, como a cegueira, não requerem o laudo. Quem já apresentou o documento em anos anteriores não precisa repetir o procedimento.
Segurança e tecnologia
A segurança no local das provas terá novidades. Além do uso de porta-objetos lacrados para eletrônicos, o aplicador do exame fará a coleta de todo e qualquer material não permitido em sala.
O intervalo de 30 minutos, entre o fechamento dos portões e o início das provas, para dificultar vazamentos de questões, será mantido.
No ano passado, o MEC identificou 1.570 ocorrências de maior ou menor porte, incluindo “algumas tentativas de fraude bem sofisticadas”. Entre os casos, também havia pessoas se passando pelos estudantes inscritos para fazer a prova em nome de outra pessoa. Com o registro biométrico, o MEC espera evitar esse tipo de infração.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem e no aplicativo do Enem até o terceiro dia útil seguinte ao da realização das últimas provas.
Os participantes poderão acessar os resultados individuais em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.
Uma parte dos estudantes não irá fazer a prova, que será aplicada em dezembro, por causa das ocupações nas escolas.