Festa do Bon Odori reune mais de duas mil pessoas
Este ano, o Bon Odori, festival de danças nipônicas, que ocorreu no último sábado, dia 10, na quadra do Clube Nipo Brasileiro, localizado na rua 29 com a rua 4, antigo bairro Bela Vista, em Santa Fé, foi um grande sucesso.
Segundo o presidente do Clube, Sergio Issao Kobayakaua, o Bon Odori é uma tradicional festividade japonesa que tem sua origem no Budismo. “A festa simboliza a gratidão pela boa colheita e celebra as almas dos antepassados através da dança, ao som dos tambores típicos japoneses (taiko), das flautas de bambu (fue) e do canto em estilo min’yo”, afirmou Sergio Issao.
O evento contou com um público de mais de duas mil pessoas. “Foi algo incrível, pois este é um dos mais prestigiados na região e é o que concentra um maior número de participantes. Neste ano, a festa teve mais de 2.000 pessoas, que puderam se deslumbrar com as mais diversas atrações, como o desfile dos grupos de dança das delegações das cidades de Fernandópolis, Ilha Solteira, Jales, Palmeira D’Oeste, Pereira Barreto, São José do Rio Preto, Três Lagoas, Urânia, Votuporanga, além de Santa Fé.
Houve também, como nos anos anteriores, a coroação da rainha do Bon Odori 2016, que este ano foi a jovem Naomi Wagatsuma, bem como o concurso de dança do Bon Odori, com a animação do conjunto de danças folclóricas japonesas de Santa Fé do Sul.
Outro momento importante foi a premiação da delegação que mais trouxe integrantes caracterizados com a vestimenta japonesa, com quimonos ou happi. “Este ano, a grande vencedora foi a delegação de Jales”, disse ele.
Durante o evento houve a venda de bebidas e comidas típicas, como o sushi, sashimi, ben-tô (feito uma única vez ao ano), além do manjiu, moti, salgados, mini pizzas, pasteis e churrasquinho.
“Realizar este evento é um pouco cansativo, mas o importante é trazer mais um atrativo para a cidade de Santa Fé e mostrar um pouco mais da cultura japonesa para a nossa população. A participação de cada um foi de suma importância para que este fosse considerado um dos melhores eventos do gênero da região”, finalizou Sergio Issao Kobayakaua.