Frigorífico JBS poderá ser reaberto em Santa Fé
Da Redação
Após dias de luta na tentativa de reverter o fechamento da unidade do frigorífico JBS na Estância Turística de Santa Fé do Sul, o prefeito Ademir Maschio, juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Favaleça e o deputado federal Fausto Pinato, em Brasília, anunciaram a disponibilidade do Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica – em atender as necessidades do JBS.
Segundo Ademir, a reabertura da unidade só dependerá da empresa, pois o Cade já abriu as portas e disse aguardar o posicionamento oficial da JBS até segunda-feira. “Tivemos mais uma vitória nesta luta. Com a força política que mostramos, estamos caminhando para uma possível solução sobre o fechamento do frigorífico em Santa Fé. Agora depende deles. Estamos muito esperançosos. A atuação do deputado Fausto Pinato foi determinante na articulação dessas audiências, assim como a participação dos vereadores e dos deputados estaduais Carlão Pignatari e Itamar Borges”, bem como do presidente da Associação Comercial e Sincomércio, Norio Kobayashi disse.
O vereador Marcelo Favaleça disse que o deputado Fausto Pinato teve um papel essencial nessa decisão, juntamente com prefeito Ademir e Câmara Municipal. “Tudo que poderia ser feito, foi feito. O Cade aceitou flexibilizar e atender aos pedidos para a reabertura do frigorífico; agora só depende da JBS”, concluiu Marcelo Favaleça.
O prefeito também ressaltou que a reunião que ocorreu na quinta-feira, dia 9, com o presidente do Cade, com o próprio prefeito e com a o diretoria da JBS foi bastante favorável, uma vez que o frigorífico de Santa Fé alega que o Cade os multou justamente pelo fato da empresa descumprir o acordo, que é o de abater um número estipulado de gado por mês.
“Precisamos agora com que a JBS entre com uma petição pedindo a flexibilidade da multa, do número de abates, haja vista que o frigorifico alega que o Cade impôs, até então uma quantidade específica de abate por dia. Desta forma, o Cade já deixou claro que se a JBS apresentar um documento na próxima segunda-feira o conselho será convocado para discutir os trâmites legais para a flexibilização e, assim, permitir que o frigorífico volte a funcionar”, explicou o prefeito.
Ademir Maschio também informou à reportagem que toda a classe política do Estado de São Paulo e os governantes em Brasília foram mobilizados. “Se a JBS quiser voltar, estará de portas abertas. Sendo assim, há a possibilidade, inclusive, de o frigorífico apresentar ao Cade uma contraproposta para a volta das atividades, mesmo que haja uma quantidade menor de abates. O que não podemos deixar é que o frigorífico feche as portas e que nossa população sofra por falta de emprego”, concluiu o prefeito de Santa Fé do Sul Ademir Maschio.