Funec completa, amanhã, 40 anos de fundação
Durante o ano serão realizados eventos em comemoração aos 40 anos da instituição de ensino
Inicialmente, a Funec só oferecia o curso de Educação Física, no campus I
Da redação
Amanhã, dia 20, a Fundação Municipal de Educação e Cultura, a Funec de Santa Fé completa 40 anos de história.
Para comemorar a data, a instituição lançará nos próximos dias a ‘Campanha de 40 anos’, homenageando alunos, ex-alunos, professores, funcionários, profissionais, pacientes e os santafessulenses que contribuíram com essa história de sucesso.
História
No início de março de 1976, o advogado e diretor responsável de O Jornal por 35 anos, Alcides Silva (in memoriam), conhecedor de que em Bauru, sua terra natal, havia sido criada uma Fundação Educacional, foi para lá, e retornou com os estatutos daquela entidade e rapidamente montou todo o processo de transformação de Escola em Fundação, o que foi aprovado pela Câmara Municipal de Santa Fé através da Lei Municipal nº 1.118, de 20 de março de 1976. Foi também elaborado o Estatuto da Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul – Funec, aprovado em 31 de março daquele ano, através do Decreto Municipal nº 443.
O prefeito da época, Jerônimo de Paula, munido de toda documentação, partiu para Brasília a fim de impedir a aprovação do fechamento do curso por parte do Conselho Federal de Educação. A atitude do prefeito, de transformar numa fundação o antigo curso de Educação Física, anulava todo e qualquer ato do Conselho, uma vez que, com esse feito, a partir daí, a Escola passaria à jurisdição do Conselho Estadual de Educação.
Em um primeiro momento, o Conselho Estadual de Educação se recusou a aceitar a instituição sob sua jurisdição, mesmo com o parecer da relatora Esther de Figueiredo Ferraz, que aprovava a transferência da mantenedora em Fundação, cujo parecer foi aprovado pelo Conselho Federal e pelo Ministro da Educação. A alegação era de que a instituição não possuía patrimônio que a garantisse perante o Conselho, conforme determinação do artigo 24 do Código Civil Brasileiro.
Para viabilizar essa aprovação, a fim de dar o lastro necessário, ou seja, um patrimônio de sustentação, exigido pelo Conselho Estadual de Educação, várias medidas tiveram que ser tomadas. Foi criada a Fundação Municipal de Educação e Cultura, uma entidade de direito público, sem finalidade lucrativa, cujo objetivo era desenvolver a educação e a cultura em todos os graus. Esta assumiu todo o acervo da Faculdade de Educação Física da Alta Araraquarense, que era mantida pela Associação Santafessulense de Educação e Cultura, responsabilizando-se administrativa e financeiramente pela continuidade do seu funcionamento, podendo a Fundação instalar, manter e administrar outros estabelecimentos de ensino.
A Funec mantinha até o ano de 1998 duas faculdades, sendo a Faculdade de Educação Física da Alta Araraquarense, com os cursos de Educação Física e Fisioterapia e também a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santa Fé do Sul com os cursos de Pedagogia, Letras e Matemática.
Após a aprovação da Lei Municipal 2000, de 6 de janeiro de 1998, teve início o processo de unificação das faculdades. Em 12 de junho de 1998, a Congregação – órgão colegiado deliberativo e/ou normativo, para todos os efeitos de organização pedagógica, didático-científica e de distribuição de pessoal acadêmico –, se reuniu para a elaboração do Regimento Unificado da nova Instituição que se pretendia criar. Terminados os trabalhos, o documento foi aprovado por unanimidade e foi anexado ao processo de unificação remetido ao Conselho Estadual de Educação, a fim de que a mesma fosse sancionada.
No dia 9 de dezembro de 1998, pelo parecer do Conselho Estadual de Educação 614/98, foi aprovada a unificação das duas faculdades, cuja denominação passou a ser Fisa – Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul -. A publicação no Diário Oficial do Estado foi no dia 11 de dezembro de 1998.
As Faculdades Integradas de Santa Fé, mesmo com a unificação, continuam tendo como mantenedora a Funec, com o objetivo de um relacionamento integral e harmônico, voltado para o aperfeiçoamento do ensino e da pesquisa,
Inicialmente, a Funec só oferecia o curso de Educação Física no conhecido campus I, que funciona até hoje na rua 8. Com o passar dos anos novos cursos foram inseridos, como por exemplo, o curso de Fisioterapia foi autorizado em 1987 e Pedagogia em 1988. Com o crescimento, novos campi foram construídos. Em 1999 foi inaugurado o campus II, localizado na Avenida Mangará, e em 2006 o campus III, que fica situado na Avenida Waldemar Lopes Ferraz.
Atualmente a Funec oferece 21 cursos de graduação, 32 de pós-graduação e cinco técnicos. A instituição tem um papel determinante no fomento da economia da cidade, pois possui, aproximadamente, 3.200 alunos, muitos destes vindo de outros estados. Assim, eles movimentam o setor imobiliário, o comércio e também o turismo.
Ao longo desses 40 anos a Funec priorizou a educação de excelência, embasada no ensino, pesquisa e extensão. “É uma alegria imensa estar na direção pedagógica da Funec, uma instituição que conquistou reconhecimento nacional e internacional. Temos um corpo docente qualificado, que trabalha para oferecermos uma formação global, profissional e cidadã, inserindo os alunos no mercado de trabalho. Este é um ano de muita comemoração”, afirmou a diretora pedagógica, doutora Sâmira Ambar Lins.
A instituição também desenvolve diversos trabalhos sociais, que visam a melhora da qualidade de vida da população de Santa Fé e região. A Universidade Aberta à Terceira Idade – Unati atende pessoas acima de 45 anos, desenvolvendo atividades, cursos e oficinas. Outro ponto forte são os atendimentos gratuitos nas clínicas de Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Psicologia, além das ações desenvolvidas nas escolas, nos bairros, etc.
Além das Clínicas, os alunos do curso de Enfermagem e outras áreas da saúde realizam atendimentos na Santa Casa, nos postos de saúde e outros. Os alunos do curso de Direito também prestam atendimento jurídico gratuito no campus I.
São 40 anos de história, contribuindo com o desenvolvimento do município, formando profissionais que atuam em todo o país, prestando serviços à população e trazendo orgulho a cada santafessulense.
“É uma honra ser presidente da Funec, especialmente nesta data comemorativa. Estudei na instituição e hoje tenho o prazer de gerir a mesma. Temos trabalhado com afinco, visando o bem dos alunos, funcionários, professores e também da nossa cidade. Nosso compromisso é com a qualidade, o crescimento e sucesso da faculdade. Agradeço cada cidadão que contribuiu, direta ou indiretamente, com essa história de ascensão da Funec”, declarou o presidente Ademir Maschio.