Gestor de marketing da Santa Casa de Santa Fé esclarece possíveis demissões
Por Vinicius da Costa
Houve boatos de que a Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul iria dispensar cerca de 30 funcionários nesta semana.
Em entrevista a equipe de reportagem de O Jornal, o gestor de marketing, Kediel Alves, disse que este comentário não passa de especulações e que a equipe gestora da Santa Casa está apenas realizando um estudo para diminuir possíveis gastos, pois a instituição é uma empresa que necessita de recursos governamentais e não é uma empresa que produz lucro próprio.
“Ultimamente, com esta crise que assola o nosso país, alguns convênios diminuiram os repasses de seus recursos, e infelizmente o SUS – Sistema Único de Saúde – dá um prejuízo de R$ 390 mil por mês, sendo que faz mais de 12 anos que o órgão não aumenta o valor de seus repasses para as Santas Casas, causando assim uma defasagem, e impedindo que a unidade tenha um recurso melhor”, disse.
Outra questão é que a Santa Casa de Misericórdia, por mais que seja uma um órgão de saúde, ela ainda continua sendo uma empresa. “Hoje a instituição possui um quadro de 180 funcionários e com uma folha de pagamento de R$ 260 mil. Por mais que sejamos uma empresa que realiza o tratamento de pacientes de forma gratuita, nós temos um custo para isso, pois para cada atendimento usa-se aparelhos, medicamentos, equipamentos de proteção, produtos de higienização e limpeza, então a Santa Casa é uma empresa de atendimento gratuito, mas com itinerário privado, onde paga-se todos os seus funcionários, além de suas contas”, afirmou kediel.
Ele ainda disse que a possível demissão de alguns funcionários é apenas um estudo, mas que no mais tardar pode acontecer.
“Ainda estamos estudando esta possibilidade, pois uma empresa quando está em crise ela toma algumas medidas para que ela continue em funcionamento, como a diminuição do uso de energia, desligando aparelhos que não estão sendo utilizados, evitando o uso de ar condicionado, entre outros. Já o caso das demissões será a última decisão a ser tomada, e, se isso acontecer, ela será tomada dentro da lei, com todas as medidas legais possíveis, sem prejudicar o funcionário e a Santa Casa”, esclareceu Kediel.
O gestor de marketing enfatizou que a direção da Santa Casa é nova, mas que está se desdobrando para fazer com que a entidade não feche as portas e que as pessoas não sejam penalizadas.
“Se estamos tomando algumas medidas, é para que esta empresa que trata pacientes de várias doenças não feche, pois estamos dando o nosso máximo para trabalhar com recursos abaixo de esperado, e com o mesmo nível de gastos já existente há anos. Além de tudo estamos procurando realizar medidas que não penalizem ninguém, mas que beneficie ambos os lados, pois isso se chama administração responsável, que é nada mais nada menos do que reunir a diretoria e discutir sobre quais serão as medidas que devemos tomar para que a Santa Casa tenha uma ótima administração, pois caso ela venha a falhar, não só nós funcionários seremos penalizados, mas também toda a população”, enfatizou Kediel Alves.