Guarda Municipal de Santa Fé tem novo comandante
Segundo prefeito e ex comandante, Eduardo Izeli, decisão foi tomada sem brigas entre as partes
Prefeito preferiu não comentar se troca foi pressão de grupo político
Por Daniela Trombeta Dias
Desde segunda-feira, 8, a Guarda Civil Municipal está sobre novo comando e o guarda Alexandre Eduardo Izelli que ocupava o cargo desde janeiro de 2013, foi substituído pelo guarda e inspetor Everson Merighi Pinha que atua na corporação desde 2006.
Segundo o prefeito Armando Rossafa a decisão foi tomada em uma reunião entre ele, os vereadores Alcir Zaina, Ronaldo Lima, Fábio dos Reis Vicenzi, Leandro Magoga e ainda o secretário de Administração Antonio Elpídio Prado.
“Não tenho nada contra o Izelli, ele atuou bem em seu cargo, porém optamos em realizar a substituição. Prefiro não comentar nada sobre o que estão falando nas ruas que é sobre pressão política ou por não aceitar que os guardas utilizassem armas letais”, afirmou o prefeito.
Novo comandante
O novo comandante da Guarda Municipal é o guarda Everson Merighi Pinha, mais conhecido como Pinha. Ele que está na Guarda desde sua implantação em 2006, nasceu em Santa Fé, é casado, tem um filho e há três anos é inspetor na GCM, trabalhando na viatura de resgate.
Ex comandante
O guarda municipal e ex-comandante da Guarda Alexandre Eduardo Izelli relatou à reportagem que não foi pego de surpresa sobre a decisão. “Desde que houve a Audiência Pública em abril deste ano, com o Ministério Público Estadual, o qual debateu as atribuições da guarda é que sei que houve movimentações a respeito da destituição do cargo. Mas, mesmo assim não culpo o prefeito e não briguei com ele. Somos amigos e sempre digo e repito que o seo Armando como prefeito foi um dos que mais investiu na Guarda”, afirmou Izelli.
Ele ainda enfatizou as conquistas da GM durante seu comando e com o apoio do prefeito. “Conseguimos a aquisição de 17 coletes à prova de bala, aquisição de tonfas e algemas, de uma viatura de trânsito, assim como reformamos a base e construímos dois vestiários, adequamos a base da GM para a implantação do Samu, fizemos parte da regulamentação municipal do uso de spray de pimenta e conseguimos um adicional de 30% de insalubridade para todos os agentes.
Disse ainda que nunca afrontou a administração. “Só busquei para que a Lei 13022 que rege o estatuto da Guarda Municipal fosse implantada, pois essa é também a luta de todas as Guardas Municipais do Brasil. Eu defendi a Guarda quando tinha que defender e cobrei quando tinha que cobrar. Sou um cidadão de Santa Fé que só quer o bem da cidade”, ressaltou ele.
O guarda municipal agora cumpre 30 dias de férias e posteriormente desfrutará de dois meses de licença prêmio. “Ainda tenho mais 30 dias de férias para tirar, mas não decidi se o farei após a licença prêmio. Para finalizar só quero dizer que entendo a decisão do prefeito e do grupo e que aprovo a colocação do Pinha como novo comandante, pois ele é muito competente, é uma pessoa dedicada que vai lutar pela Guarda, sem contar que mantiveram o sub-comandante Douglas Marcel que também é muito capaz e faz com dedicação seu trabalho”, finalizou Izelli.