Guarda Municipal intensifica ações no centro da cidade e em patrulhamentos
No total, são 41 guardas que trabalham em turnos de 24 horas
Por Daniela Trombeta Dias
O novo comandante da Guarda Municipal, Everson Merigui Pinha, que assumiu a guarnição há 25 dias, informou à reportagem que a GM está intensificando as presença dos guardas e, consequentemente, as ações em toda a cidade.
Segundo ele, a nova filosofia de trabalho envolve um programa de policiamento voltado para a área comercial da cidade. “Nossas viaturas continuam atuando nos bairros, mas teremos ainda dois guardas com motocicletas patrulhando a área central, e, além de realizarmos um patrulhamento ostensivo 24 horas, no total contamos com quatro equipes, que são divididas em três viaturas, o resgate e ainda uma ambulância para realizar , por exemplo, uma simples remoção. O reforço de patrulhamento na área central é feito de segunda a sábado, das 6:00 às 18:00 horas. Já temos um perímetro pré-estabelecido e pontos de parada para atender toda a área”, explicou ele.
Disse ainda que o patrulhamento feito pelos guardas em motocicletas possibilita mais rapidez no atendimento e deslocamento, assim como auxilia no apoio a equipes de resgate devido à facilidade de mobilidade, estando prontamente dispostos para atender os munícipes e comerciantes em geral.
“Também estamos realizando o patrulhamento em duplas de guardas que atuam a pé na área central, em contato direto com o cidadão, dando orientações e auxiliando em diversas ações, como atendimento de primeiros socorros e pedidos de apoio a outros órgãos públicos. O patrulhamento a pé é efetuado nas praças centrais e em outros pontos públicos do centro da cidade, além do suporte ao comércio, garantindo ao cidadão uma maior segurança. Já nas escolas, atuamos em todas elas com uma viatura de Ronda Escolar, não só na entrada e saída dos alunos, mas também em todos os períodos”, relatou.
Disse ainda que através do CCO – Centro de Controle de Operações –, um guarda despacha a ocorrência para a viatura, de acordo com cada caso. “Os telefones de contato da GM são os 199 ou 193. Além das viaturas para patrulhamento e do carro de resgate, ainda contamos com uma equipe que atende na ambulância de simples remoção para a UPA ou mesmo de acamados para consultas e exames no AME”, enfatizou.
Quando questionado se a Guarda Municipal de Santa Fé é respeitada pela população de Santa Fé, ele afirmou que pelos cidadãos de bem, sim. “Cria-se respeito buscando respeito, e por isso estamos sempre profissionalizando nosso trabalho e efetuando um trabalho constante para manter nosso respeito já conquistado. Os cidadãos de bem nos respeitam, mas ainda temos os que não, como, por exemplo, os infratores”, falou Pinha.
O comandante contou que a GM agora conta com um serviço de Ouvidoria para que a população possa dar sugestões, fazer reclamações ou mesmo denúncias, as quais podem envolver danos ao patrimônio público, ou para serviço oferecido pela Guarda. “Por enquanto o serviço está ativo apenas através do e-mail ouvidoria.gcm@santafedosul.sp.gov.br, ou pelos telefones 199 ou 193, mas já estamos providenciando um 0800”, relatou.
Enfatizou ele que, como assumiu o comando da Guarda há apenas 25 dias, ainda é cedo para falar em grandes mudanças, mas afirmou que as melhorias já são visíveis. “Precisa-se parar de reclamar um pouco e trabalhar da melhor forma com o que temos para oferecer um serviço renovado em prol da nossa cidade. Uma de nossas prioridades é o estreitamento com a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, bem como junto às secretarias da Administração para trabalhar em conjunto, não só no atendimento a ocorrências e à população, mas também no apoio de eventos. Nossa grande preocupação é aproximar a GM da população, e que as pessoas vejam, por exemplo, a Ouvidoria como mais uma força que veio para somar, trabalhando em prol do bem público”, finalizou o comandante Pinha.