Horário de Verão termina à zero hora de amanhã

Publicado em 18/02/2017 00:02

Por Lelo Sampaio e Silva

Termina a partir da 0 hora de amanhã, dia 19, o Horário de Verão, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A medida, está em vigor desde outubro, tem como objetivo proporcionar uma economia de energia para o País, com um menor consumo no horário de pico, das 18 às 21:00 horas, haja vista o maior aproveitamento da luminosidade natural.
Desta forma, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade. A mudança de horário é adotada no Brasil desde 1931.
O governo estima que o Horário de Verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. No ano passado, houve uma economia de R$ 162 milhões.
A reportagem de O Jornal entrevistou algumas pessoas para saber se gostam ou não do horário de verão.
“Gostar eu gosto, existe o lado bom, pois os dias são “mais longos”, sobra tempo para fazer inúmeras atividades físicas, brincar com as filhas, fazer uma caminhada, ou até mesmo ir ao clube a tardezinha, porém tem o lado ruim, no qual a gente acaba dormindo muito tarde, e na hora de acordar é um “problema”. Mas, na minha opinião, este horário se faz necessário para a economia de energia d todo o país”, disse Ana Cláudia Oliveira, gerente da Star Video Locadora.
Já Roseli Nogueira de Melo Ruiz, encarregada de atendimento da Unimed, disse: “Não gosto, não me acostumo na hora do sono, meu hábito alimentar. Só vejo vantagem quando chego em casa e dá tempo de fazer o trabalho de casa. Mas, enfim, sou contra, acho que não ajuda a economizar”.
“Eu gosto sim! Com o horário de verão eu consigo realizar minhas atividades diárias, tanto profissionais como de minha vida pessoal. Faço várias tarefas antes de anoitecer, e, com isso, ganho tempo para fazer uma caminhada com meu filho ou ir para a piscina, e ainda ter um bate papo gostoso com as amigas. Hoje mesmo, quinta-feira, irei tomar uma cerveja com uma amiga querida. Adoro ter mais tempo pra diversão.”disse Cristhiane Oliveira, fisioterapeuta.

Última Edição