Inicia-se hoje a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe
Por Lucas Machado
A vacina trivalente combate aos vírus da Influenza A (H1N1 e H3N2) e a um vírus da Influenza B
Terá início hoje, 30, em Santa Fé, assim como em todo o País, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, sendo o dia ‘D’ de vacinação. A Campanha vai até o dia 20 de maio.
Só poderão receber a vacina gratuitamente pessoas que se enquadram no grupo de risco, sendo idosos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres no período de 45 dias do pós-parto, pessoas com doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas), obesidade, diabetes, asma, hipertensão, Aids, pacientes com câncer e transplantados, profissionais da área da saúde, indígenas, detentos, funcionários do sistema carcerário e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas.
Pacientes com comorbidade devem apresentar receita médica com o motivo da indicação para tomar a vacina, bem como receita médica da medicação que utiliza.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será dividida em duas etapas. O Ministério da Saúde e o Governo do Estado de São Paulo estabeleceram que, em Santa Fé, de hoje até o dia 30 de maio, a 1ª etapa acontecerá apenas nas salas de vacina das Estratégias de Saúde 13 de Maio, Bela Vista e Clias – Clínica de Atenção à Saúde –, e abrangerá crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores atuantes na área da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e idosos a partir dos 60 anos.
A 2° etapa terá inicio no dia 9 de maio e terminará no dia 20, abrangendo doentes crônicos (mediante apresentação de receita médica) em todas as ESPs da cidade. Outras informações e dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3631-6163.
A vacina é a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, e distribuída pelo SUS – Sistema Único de Saúde –, e combate aos vírus da Influenza A (H1N1, ou gripe suína, e H3N2), e a um vírus da Influenza B (Brisbane, linhagem Victoria).
A estimativa é de que o instituto devA entregar 49 milhões de doses até fim da campanha nacional.
Altamente contagiosa, a gripe é transmitida de uma pessoa para outra, pelo espirro, tosse ou fala do infectado, através das gotículas contaminadas que ficam dispersas no ar e acabam sendo inaladas.
Morte e casos em Santa Fé
A região noroeste paulista já registra 32 mortes por causa da doença na região apenas neste ano.
Foi confirmada a primeira morte por H1N1 em Santa Fé. Trata-se de uma mulher, de 55 anos, que faleceu na madrugada do dia 5 deste mês.
Em São José do Rio Preto, a doença provocou a morte de oito pessoas. Em General Salgado, foram três mortes. Em Mirassol, a doença provocou cinco mortes. Já em Fernandópolis o vírus H1N1 provocou duas mortes, e, em Jales, foram três. Em cada uma das cidades de Tabapuã, Santa Adélia, Mendonça, Icém, Vitória Brasil, Zacarias, Luiziânia, Pereira Barreto, Palmares Paulista e Pindorama, uma pessoa morreu.