Intensificada, em Santa Fé, a vacinação contra a febre amarela
Da Redação
O Governo Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando a vacinação contra a febre amarela, e já está oferecendo um horário especial para realização da imunização.
Até o dia 28 deste mês a população terá atendimento às terças-feiras, das 7:00 às 19:00 horas, na Clias – Clínica de Atenção à Saúde.
A vacinação também está sendo realizada nas salas de vacina das Estratégias de Saúde da Família 13 de Maio e Bela Vista e na Clias, de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 17:00 horas.
A febre amarela vem preocupando autoridades de saúde na região noroeste paulista. Macacos mortos por causa da doença já foram encontrados em nove cidades da região, como Fernandópolis, Ibirá, Severínia, Pindorama, Potirendaba, Adolfo, Catanduva, Catiguá e Cajobi.
Para reforçar o combate ao Aedes aegypti, que na área urbana pode transmitir a febre amarela, o Controle de Vetores do município realiza quinzenalmente um mutirão de combate ao mosquito.
Prevenção
A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Ela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença. Pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos. A vacina é contraindicada a gestantes, pessoas com o sistema imunológico debilitado e as que são alérgicas a gema de ovo.
Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d’água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados.
Mais informações e dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3631-6163.