JBS deverá voltar suas atividades em, no máximo, 60 dias

Publicado em 4/03/2017 00:03

O fato é que o fechamento da JBS em Santa Fé já estava sacramentado desde dezembro

Por Lelo Sampaio e Silva

Ao que tudo indica, a empresa JBS deverá, em breve, retomar suas atividades em Santa Fé do Sul.
Em entrevista a O Jornal, o deputado federal Fausto Pinato, filado ao Partido Progressista desde março do ano passado, fez questão de salientar que o fechamento da unidade em Santa Fé por definitivo, como aconteceu em Presidente Epitácio, em julho do ano passado, com a demissão de quase 800 funcionários, seria uma verdadeira catástrofe para a cidade.
Ele afirmou que na primeira reunião com a JBS, ocasião em que estiveram presentes o prefeito de Santa Fé do Sul Ademir Maschio; o presidente da Associação Comercial e Sincomércio de Santa Fé, Onório Norio Kobayashi; e os deputados estaduais Carlão Pignatari e Itamar Borges, era praticamente impossível o Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica – reverter a decisão, aplicando a penalidade com multa, tendo em vista que já estava em fase de embargo, ou seja, a empresa só estava discutindo o valor da multa.
Desta forma, o deputado Pinato, juntamente com o senador Wilder Moraes, também do PP, e os deputados estaduais Carlão Pignatari e Itamar Borges, mostraram ao Cade que a referida penalidade de fechar os frigoríficos nada mais significava do que um “prêmio” para a empresa, haja vista que era exatamente aquilo que a empresa parecia querer, ou seja, ficar com as principais plantas do Brasil que realmente dão lucro.
“Construímos, com eles, uma saída, que era uma provocação por parte da JBS novamente com o Cade, afirmando que havia a possibilidade de reabertura da planta em Santa Fé desde que o Conselho retirasse a multa, que se reduzisse o número de abates, comprovando a queda de mercado, para que chegássemos a uma conclusão de que, dependendo da porcentagem da diminuição do número de abate, poderá até haver a diminuição do quadro de funcionários, de forma proporcional, até porque estamos em um momento de crise”, explicou o deputado.
Desta forma, há aproximadamente 15 dias a JBS fez a provocação através de uma petição. Entretanto, como a planta de Santa Fé já estava inoperante, até porque os maquinários e outros materiais da empresa já tinham sido retirados, um dos conselheiros do Cade alegou que, para a retirada da multa, era necessário que a empresa determinasse um prazo para retomar suas atividades em Santa Fé, ou seja, em até 60 dias.
“Desta forma, na próxima quarta-feira, dia 8, eles apresentarão uma nova petição, e creio que em até dois meses a JBS voltará a funcionar em Santa Fé do Sul, numa decisão inédita, até porque a empresa nunca voltou atrás quanto as suas decisões de fechamento. Entre a JBS e a população, ficaremos com a população. Então, nossa briga foi e será para a manutenção da empresa na cidade. Caberá a JBS cumprir com a palavra, até porque, caso ocorra o contrário, sofrerão consequências”, concluiu o deputado federal Fausto Pinato.

Última Edição