Lar Madre Paulina recebe importante palestra de Carlinhos Marques

Publicado em 3/02/2023 00:02

Por Lelo Sampaio e Silva

Na última terça-feira (31), o Lar Madre Paulina teve a honra de receber o ilustre palestrante Carlinhos Marques, empresário e presidente fundador da Comunidade Terapêutica Novo Sinai, de Valentim Gentil.
Ele, que tem formação acadêmica em Ciências Físicas e Biológicas, Administração de Empresas e Extensão em Filosofia, proferiu uma palestra sobre a Sobriedade, que teve como objetivo mostrar as 21 acolhidas daquele espaço que é possível uma vida em sobriedade, com disciplina, espiritualidade, grupos de apoio, reinserção na sociedade.
O evento, que ocorreu a parir das 20h, foi criado pelo próprio palestrante, ou seja, o projeto Sobriedade Já, em função do trabalho realizado por ele com palestras de prevenção em escolas, empresas, grupos, entidades e associações.
Recentemente, Marques lançou o livro “Sobriedade Já”, como parte do Projeto de Prevenção de mesmo nome, que consiste em diversas ações de divulgação do trabalho realizado na Comunidade Terapêutica Novo Sinai, como palestras de prevenção em escolas, empresas, prefeituras e grupos de apoio; Palestra Musical “Palavras Que Cantam”, que é uma palestra musical, onde ele faz uma releitura de músicas de autores conhecidos e reflexões sobre as letras das músicas, baseado em sua experiência de vida como fundador/presidente da Comunidade Novo Sinai.
O objetivo desse modelo de palestra é levar o tema sobriedade, num formato mais descontraído para públicos diversos, arrecadar verba e divulgar a instituição filantrópica.
‘Palavras que Cantam’
Talvez a sua palestra carro-chefe seja a “Palavras que Cantam” que, como o próprio nome já diz, é uma palestra musical com 12 músicas, (Trem Bala, Tocando em frente, O que é o que é, Cidadão, Contrários, Epitáfio, Gostava tanto de você, Utopia, É preciso saber viver, Tente outra vez, Tema da Vitória e Segura na mão de Deus), com aproximadamente uma hora e meia de duração, onde Carlinhos Marques, músico e palestrante, faz uma releitura e reflexão sobre as letras das músicas, baseado em sua experiência de vida.
O objetivo da mesma é o de, principalmente, levar o tema “sobriedade” como uma meta de vida, funcionando como prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, depressão, suicídio, contribuindo para um alinhamento comportamental.
Este formato de palestra (importante salientar que não foi esta a palestra proferida desta vez no Lar Madre Paulina) foi criado como forma de arrecadação de verba e de divulgação da entidade filantrópica “Comunidade Novo Sinai”.
Em 2013 teve seu programa exibido pela TV Band Paulista, e atualmente é acompanhado pelo Youtube; faz programa em quatro rádios no interior de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, além de ter uma coluna semanal no jornal Diário de Votuporanga, intitulada “Sobriedade Já”, bem como na Rádio Interativa FM do bispado em São José do Rio Preto, dentre outras funções.
A Comunidade Terapêutica Novo Sinai possui atualmente um convênio com a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul. A Administração Municipal subsidia cinco pessoas para serem assistidas na unidade de Valentim Gentil.
Para ser um assistido pelo Lar Madre Paulina, que tem capacidade para 35 acolhidas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde do seu município e solicitar a internação. A unidade de saúde avalia o caso, solicita a vaga para o Lar Madre Paulina e uma data é agendada para a acolhida. Outra possibilidade é procurar o ambulatório de Estrela D’Oeste, que funciona toda a terça feira, até as 18h. A equipe já faz o processo de triagem e encaminha para a entidade.
No lar, o tratamento é voluntário e possui uma média de cinco meses de duração, com acompanhamento médico psiquiátrico, psicológico, assistência social, enfermagem e atividades diárias acompanhadas pelas monitoras.
A coordenadora do Lar Madre Paulina, Irmã Clara Berti, fez questão de salientar a importância do trabalho desenvolvido pelo palestrante. “Visitas e palestras como a do Carlinhos são de fundamental importância para o processo de recuperação das nossas acolhidas. É uma oportunidade de aprender e, especialmente, de reacender a esperança em uma vida nova”, concluiu ela.
O Lar Madre Paulina está localizado na Rua 13 de Maio, no bairro São Francisco, em Santa Fé do Sul.

Última Edição