Maioria dos pedestres e motoristas não respeita os sinais de trânsito de Santa Fé
Por Vinicius da Costa
A famosa faixa de pedestres, também chamada de faixa de segurança, é o termo que designa a sinalização horizontal constituída por uma série de faixas que sinalizam a área reservada para a travessia dos pedestres em ruas, avenidas e vias em geral.
Segundo os artigos 70 e 71 do CNT – Código Nacional de Trânsito –, a faixa de pedestres serve como uma forma de segurança na travessia das vias em questão.
Já o semáforo, que também é conhecido popularmente como sinal, sinaleira e, farol ou sinal luminoso, é um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos e de pedestres. Utiliza uma linguagem simples e, por isso, de fácil assimilação. É composto geralmente por três círculos de luzes coloridas. O controle semafórico permite alternar o direito de passagem na zona de conflito de uma interseção. Ou seja, cada instrumento desses é para que tanto o pedestre como os condutores de veículos automotores possam ter segurança no trânsito, evitando, assim, alguns acidentes, como atropelamentos, choques entre veículos etc. O fato é que muitas vezes observamos munícipes relatando fatos sobre pedestres e condutores que não respeitam essas regras, como, por exemplo, atravessar fora da faixa, não respeitar o tempo do semáforo para pedestres, sair com o veículo antecipadamente, quando o farol ainda esta na cor vermelha.
A equipe de reportagem de O Jornal esteve presente no cruzamento da Avenida Navarro de Andrade com a Rua Nove, das 16:30 às 17:00 horas, e pode observar que muitas pessoas que passam pelo local não respeitam os sinais de trânsito. Algumas delas atravessaram fora da faixa; outras, já com o sinal verde para os veículos; e outras até mesmo acompanhadas de crianças ou munidas de objetos, como sacolas de compras, podendo, assim, colocar suas vidas em risco, causando danos para condutores ou veículos que ficam nas proximidades.
A reportagem entrou em contato com a Administração Municipal e a questionou o porquê a mesma não disponibiliza de guardas civis municipais para orientar ou coibir pedestres que realizam determinadas infrações.
Em nota, ela afirmou que desde a sua criação, a Guarda Civil Municipal faz esse trabalho de orientação no trânsito, e, sempre que necessário, em datas com grande fluxo de pedestres, realiza o apoio e atua junto aos pedestres.