Mais modernas e despojadas, antigas barbearias voltam e caem no gosto popular
Por Vinicius da Costa
Aquelas barbearias que existiam nos bairros, onde os senhores se encontravam para aparar seus cabelos e barbas, estão voltando a todo o vapor.
As navalhas, tesouras, toalhas quentes e loções continuam ali; o ambiente, porém, foi reconfigurado. Nada de uma saleta escura, sem muito conforto ou mordomias. Embora permaneça a tradição, as barbearias agora primam pela modernidade com ambientes mais despojados e exclusivos.
De acordo com os proprietários do Mr. Andrade Barber Club, Fernando Andrade e Jessica Andrade, esses espaços estão se inovando e buscando atrair o maior número de clientes.
“Morei na Europa por um tempo e percebi que este tipo de empreendimento era muito comum por lá; então, ao regressar para o Brasil, tive a ideia de montar um salão exclusivo para homens, com direito a corte de cabelo, escova progressiva, selagem, barba na toalha quente e sobrancelha na navalha, diferentemente daquelas antigas barbearias que só aparavam o cabelo e a barba”, disse Fernando.
Já no quesito espaço, ele ainda disse que o local disponibiliza de um bar com sucos, refrigerantes e cervejas, como Budweiser e Heineken, e uma mesa de sinuca. “Os produtos consumidos aqui são cobrados conforme o valor de tabela do mercado. Já a mesa de sinuca pode ser usada por qualquer cliente ou colaborador. Além disso, temos um espaço todo climatizado, uma televisão liga da à internet onde os próprios clientes escolhem seus programas favoritos, tudo preparado para que o cliente e seus amigos possam se reunir e bater papo”, disse.
Outra novidade que está sendo criada é o ‘Dia do Noivo’, pois, assim como a noiva, que realiza toda sua preparação, o noivo esta buscando estar mais preparado e mais apresentável no dia do casamento. “Desta forma, o noivo e seus padrinhos vêm até o Barber Club e realizam todos os procedimentos para o casamento, do corte até um penteado”, relatou Jéssica.
Ela também disse que esse tipo de trabalho oferecido às pessoas é pensando em atrair e agradar a clientela. “Quando um local desse é elaborado, geralmente ele é feito para dar mais exclusividade para o cliente. Desta forma, o foco não é somente o cabelo e a barba, mas também a qualidade no atendimento, a confraternização de amigos. O cliente liga, agenda o seu horário, e então ele tem essa hora somente para ele, sem qualquer interrupção, e sem aglomeração de pessoas, ou seja, ele terá um tratamento somente para si, e se quiser poderá aproveitar de uma boa bebida, uma música boa, ou seja, um clima bem agradável”, enfatizou Jéssica Andrade.