Marinha do Brasil e Prefeitura de Rubineia encerram curso de formação de Aquaviários

Publicado em 27/10/2023 00:10

Da Redação

A Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Rubineia (MIT), por meio da Diretoria de Turismo e em parceria com a Capitania Fluvial do Tietê-Paraná da Marinha do Brasil, encerrou na última sexta-feira (21) o curso de formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas –, nível 1.
Com a conclusão do curso, os participantes receberam a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) do Suboficial da Marinha, Cláudio Moreira Peixoto, e do prefeito de Rubineia, Osvaldo Lugato.
A CIR é um documento de habilitação, identificação e registro de dados pessoais do aquaviário e o possibilita a exercer de forma profissional a função de piloteiro e guia de pesca.
“Nós temos o segundo maior rio do Brasil e um dos mais importantes do mundo, que é o Paraná. Além disso, nossa cidade e região têm potencial turístico, nós temos a nossa culinária temática. Esse curso é de extrema importância para os nossos moradores que poderão atender os turistas e ter mais uma fonte de renda”, explicou o prefeito Lugato.
O curso foi ministrado pelo suboficial, Claudio Moreira Peixoto; pelos primeiros-sargentos Wellington Almeida de Figueiredo e João Paulo Rodrigues Bueno; e pelo terceiro-sargento Rodrigo Santos das Neves.
“Nós batalhamos muito para conquistar o curso. Nosso muito obrigado ao prefeito Lugato e toda a equipe da Marinha”, completou o diretor de Turismo, Evandro Santos.
Os vereadores Maria Helena Rodrigues, Toni Bonin e Neuza Ribeiro, diretores municipais, familiares e amigos estiveram presentes.

Última Edição