Merenda escolar de ótima qualidade já é realidade em Santa Fé do Sul

Publicado em 25/10/2024 00:10

Da Redação

Sabemos que a alimentação é fundamental para o aprendizado e desenvolvimento, contribuindo diretamente para a concentração, o rendimento escolar e o bem-estar das crianças. Além disso, a escola desempenha um papel vital na formação de cidadãos conscientes sobre suas escolhas alimentares, influenciando positivamente a relação com a comida ao longo da vida.
A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul celebrou o Dia Nacional da Alimentação, no último dia 21, de forma a reafirmar o compromisso com o futuro das crianças, proporcionando-lhes uma base sólida para uma vida saudável e um aprendizado de excelência.
Desde 2023, vem sendo dada uma atenção especial à merenda escolar da Rede Municipal de Educação de Santa Fé, com a inclusão de mais uma refeição (café da manhã) e de alimentos mais saudáveis, como legumes, verduras e frutas, além da redução de alimentos ultra processados e com muito açúcar.
A Rede Municipal de Educação também preza por atender a necessidade de todos os alunos, como aqueles que têm algum tipo de patologia, como alergias, diabetes, e possuem uma seletividade alimentar.
O cardápio diário é montando em conjunto entre as nutricionistas da alimentação escolar do município e da empresa terceirizada responsável pelas refeições dos alunos.
A inclusão é prioridade, visando proporcionar mais saúde, bem-estar, desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, por meio da alimentação saudável.
Além da alimentação de qualidade que é oferecida nas escolas, a Administração Municipal também contribui no fomento da economia local, apoiando os pequenos produtores da cidade, sendo que mais de 40% dos alimentos da merenda escolar são provenientes da agricultura familiar.
“Com um cardápio diversificado, com refeições nutritivas e equilibradas, só temos que agradecer todos os profissionais da Educação que contribuem para esse resultado positivo. Desde as nutricionistas que preparam o cardápio, às merendeiras que preparam as refeições e os gestores que incentivam os hábitos alimentares saudáveis”, destacou o prefeito Evandro Mura.
A nutricionista da alimentação escolar, Adriana Souza, destacou a importância desse trabalho em conjunto. “Juntos, formamos uma rede de cuidado, que vai além da sala de aula, influenciando positivamente o desenvolvimento das crianças. Alimentação escolar saudável é uma responsabilidade compartilhada e resulta em uma educação transformadora”, concluiu a nutricionista.

Última Edição