Merenda servida no município nas escolas municipais, estadual e na Etec é de excelente qualidade

Publicado em 24/02/2023 00:02

Por Lelo Sampaio e Silva

A alimentação escolar é, sem dúvida alguma, um instrumento eficaz para a recuperação dos hábitos alimentares adequados e na promoção da segurança alimentar nas escolas.
Promover bons hábitos alimentares nas escolas, por sua vez, é trabalhar a favor de uma melhor aprendizagem, pois o aluno bem alimentado mostra um potencial maior.
Desta forma, o consumo de alimentos de maneira adequada leva as crianças ao bom desempenho escolar e assegura uma maior facilidade de assimilação dos conhecimentos, além de prevenir uma série de doenças e desequilíbrios que podem surgir mais tarde, como problemas relacionados ao crescimento, colesterol alto e a obesidade infantil.
Quando falamos sobre a alimentação escolar, há uma associação com a quantidade e também com a qualidade. O consumo de alimentos deve ser de tal maneira que não falte nem ultrapasse a quantidade necessária de nutrientes que uma pessoa precisa, isso para prevenir o aparecimento de doenças causadas tanto pela falta quanto pelo excesso de alimentos.
Quando o assunto é alimentação escolar, supõe-se que há um planejamento dos cardápios, que considera os hábitos alimentares e de horários das refeições, as necessidades especiais dos alunos, a faixa etária atendida, as facilidades de preparo, o sabor agradável, a boa apresentação, a aceitabilidade, a viabilidade da estrutura física e de pessoal, além das condições higiênico-sanitárias para garantir a distribuição segura dos alimentos, e é desta forma que a merenda escolar é servida em Santa Fé do Sul. “O planejamento dos cardápios é feito dentro das normas e legislação do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), nos termos da Resolução nº 06, de 8 de maio de 2020. Os horários das refeições são organizados de acordo com a rotina das escolas, em um período de três em três horas, segundo regras definidas pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Os cardápios são planejados por faixa etária e per capita atendida. Todos os preparos são feitos nas próprias unidades escolares para facilitar a rotina de cada escola e, assim, proporcionar uma maior segurança alimentar para as crianças. Em relação à aceitação das crianças, é aplicado um teste de aceitabilidade em todas as escolas, onde conseguimos obter essas informações”, explica Luis Antonio Marques, chefe da merenda escolar.
Ele conta que diariamente as escolas são visitadas pelos profissionais responsáveis, os nutricionistas, onde verificam limpeza, higiene, controle de IPI e manipulação de alimento correta.
As manipulações são feitas no mesmo dia com temperos naturais, higienização de hortifruti, separação das carnes para evitar contaminação cruzada, onde são embaladas e datadas. Nas embalagens abertas são colocadas etiquetas de identificação para fazer a manipulação correta.
O cardápio é composto por arroz/feijão/proteína animal/legumes/verduras e é servido de acordo com a faixa etária.
Ao todo, 4.803 alunos recebem a merenda escolar em Santa Fé do Sul: 3.088 alunos do Ensino Fundamental e 1.715 da Educação Infantil.
Na Rede Municipal de Educação são servidas diariamente 8.736 refeições, sendo, 3.260 nas creches, 1.554 para os alunos da pré-escola, 2020 para aqueles no Ensino Fundamental Regular, 1.725 ao Ensino Fundamental Integral, 97 na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e 80 aos alunos do AEE (Atendimento Educacional Especializado).
Os cardápios são elaborados pela equipe da merenda escolar da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com as nutricionistas de uma empresa terceirizada.
“O Conselho de Alimentação Escolar realiza o acompanhamento através de reuniões trimestrais realizadas durante o ano, onde são discutidos vários assuntos, sempre com o intuito de melhorar essa prestação de serviço e durante as visitas nas unidades escolares ele fiscaliza a manipulação, segurança da alimentação, higiene do ambiente e das merendeiras”, explica Luis Antonio Marques.
Os hortifrutis são fornecidos pelos pequenos agricultores através do Programa Agricultura Familiar e o subsídio de todos os alimentos são oriundos do QESE, recursos federais, estadual, sendo a maior participação do município.
Os cardápios são diferentes para cada faixa etária, sendo eles refeição fundamental 2/EJA, refeição fundamental 1/infantil, café da manhã fundamental 2, café da manhã fundamenta1 infantil, lanche da tarde fundamental 2 integral, lanche da tarde infantil integral, creche de 1 a 4 anos diário, menos de 1 ano – berçário diário, refeição especial (cardápio light para crianças com alguma patologia), lanche especial (cardápio light para crianças com alguma patologia) e mamadeira extra.
Para que todo este trabalho seja realizado com tanta destreza, o município conta com 50 merendeiras da empresa terceirizada, quatro nutricionistas da empresa terceirizada, um motorista da empresa terceirizada, 13 merendeiras municipais, um chefe de merenda, um estagiário do curso de Nutrição, destacando, por fim, que são as próprias merendeiras que fazem as distribuições dos pratos prontos.

Última Edição