Motoristas não respeitam vagas para ônibus circular e usuários reclamam

Publicado em 8/08/2015 00:08

Segundo eles, veículos estacionam em vaga para ônibus e, por isso, o circular não para devidamente para que os passageiros embarquem e desembarquem com segurança

Por Daniela Trombeta Dias

foto 6Todos os dias centenas de moradores de Santa Fé usam o serviço de ônibus circular da cidade; porém, de uns tempos para cá alguns desses usuários têm sofrido com a falta de respeito de alguns motoristas.
Segundo eles, em dois pontos, um situado na rua 14, esquina com a Avenida Conselheiro Antônio Prado, e outro na Avenida Navarro de Andrade, entre as ruas 11 e 13, motoristas não respeitam a sinalização e estacionam na vaga para a parada do circular, dificultando principalmente o desembarque de passageiros idosos.
Dona Cleusa Salvione, de 67 anos, é uma das pessoas que usam todos os dias o serviço do ônibus circular e vê diariamente a situação se repetir. “Acho um completo desrespeito, pois quando não estacionam na vaga do ônibus, eles colocam pelo menos parte do veículo na vaga e, assim, dificultam a parada correta do circular”, contou ela.
Disse ainda que para as pessoas que usam muletas ou bengalas, o desembarque fica bem pior. “Isso porque o motorista que não pode estacionar na vaga não consegue parar bem perto da guia para facilitar que desçamos e, por isso, fica mais alto ainda o degrau. Já vi muitas pessoas muitos escorregarem, e, como a situação não ocorre apenas em um dia ou outro, mas, sim, quase todos os dias, é preciso que algo seja feito”.
Ela afirmou também que até as 12:00 horas a Prefeitura disponibiliza uma moça para ajudar o embarque e desembarque. “Mas, no período da tarde, não, e a situação fica mais complicada com esses motoristas desrespeitando a vaga”.
Segundo o Departamento de Trânsito de Santa Fé, os locais estão sinalizados de acordo com as normas de trânsito, ou seja, com placas horizontais e verticais. Já a Polícia Militar informou que, assim que se deparar com uma situação dessa, é preciso que o cidadão ligue para a PM e peça que uma viatura vá até o local.
Segundo a PM, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, artigo 184, inciso 13, é proibido estacionar o veículo onde há sinalização horizontal ou ponto onde esteja delineado como embarque e desembarque de passageiros de transporte coletivo, e, na inexistência da sinalização, é proibido estacionar no intervalo compreendido entre 10 metros antes e depois do marco do ponto. A infração é média, com 4 pontos na CNH, e multa de R$ 85,13.

Última Edição